terça-feira, agosto 28, 2012

Férias à Tuga

Enquanto o Português descansa relaxado na toalha de praia e saca de uma cerveja debaixo do seu chapéu de sol e ouve as ondas do mar a enrolarem-se na areia, a gasolina aumenta, a RTP é privatizada, a Troika chega de novo a Portugal, os salários dos políticos aumentam, o Pingo Doce foge a impostos, a Bolsa continua a movimentar milhares de milhões por baixo da mesa, os tubarões dão à costa, alforrecas raras mandam pessoas para o hospital, pessoas afogam-se nas praias, as corridas de touros continuam, refugiados revoltam-se, a corrupção continua e a criminalidade aumenta...
Mas agora o Português está de férias, de geleira cheia e na praia!

segunda-feira, agosto 13, 2012

A goal without a plan is just a wish.

A capacidade humana de se auto-dominar é tão mais fraca do que a de dominar os outros.
Passamos a vida a sonhar com algo que gostaríamos de fazer, ter ou ser e nada fazemos para o realizar. Concentramo-nos demais no domínio do próximo e daquele que não nos pertence do que no domínio do nosso próprio corpo e mente.
Estabelecer objectivos na vida é excelente para termos algo que nos impulsione e nos leve a lutar, mas se nunca tivermos um plano diário para atingir esse mesmo objectivo tudo isso não passará de um mero desejo que foge todos os dias à realidade de ser concretizado.
Deixemos de pensar tanto nos outros, se olharmos mais para nós e para aquilo que é realmente importante para o nosso bem-estar vamos contribuir não só para uma vida mais completa e cheia de coisas boas como vamos contribuir para um mundo muito mais equilibrado.

segunda-feira, julho 23, 2012

Que mundo é este em que vivemos?

Vivemos num mundo onde a liberdade é um direito,
mas nem todos a possuem.
Onde a paz é um desejo,
mas a guerra é um prazer.
Onde a vida não é aproveitada,
por causa do medo da morte.
Onde a sinceridade, se torna indelicadeza,
e a falsidade é o mais comum e uma actividade do nosso quotidiano.
Onde a inteligência humana salva vidas,
e a ganância tira várias.
Será que os fins justificam os meios?
Não! Os meios devem ser justificados,
mas com sabedoria e bom senso.
Um mundo onde um criminoso é respeitado e cheio de direitos
e um polícia que luta pela coesão social é questionado e
apedrejado pelo seu trabalho que é desvalorizado todos os dias.
Onde os corruptos têm regalias, vivem rodeados de ouro,
e as famílias honestas são obrigadas a lutar para comer todos os dias.
É um mundo onde tudo se faz e consegue por dinheiro,
quem não segue as normas e as regras é "abandonado" pela sociedade.
Todos são doutores e nenhum é doutor.
Onde o ilícito é muitas vezes confundido com o lícito,
e as atitudes lícitas tornam-se cada vez mais raras.
São criadas máquinas de última geração,
mas "não" se consegue achar uma solução para a poluição.
Um mundo que sem saber, ou até mesmo sabendo,
destrói a si mesmo, tudo em prol do lucro.
Sim, também vivemos num mundo onde muitas pessoas fazem o bem,
sem o interesse de receber nada em troca.
Onde a criança vive inocentemente e vive em uma utopia encantadora.
Mas será isso o melhor para o seu futuro?

Acho que no entanto, o desejo por um futuro melhor é comum a todos.
Temos é todos de remar para o mesmo lado.
Sendo assim, enquanto houver esperança,
verei o mundo com um olhar crítico, mas optimista.

segunda-feira, junho 04, 2012

O fruto proibido é o mais apetecido.

Hoje depois de uma volta pelo Jardim Zoológico de Lisboa deparei-me com um facto. Tal facto intrigou-me de tal forma que não posso deixá-lo passar despercebido.
Ora por todo o Zoo existem placas que dizem: "Por favor não alimente os animais!" "Por favor não toque nos vidros!"... acho que está tudo bem explícito, até fizeram questão de colocar em duas línguas, Português e Inglês, mas esqueceram-se que as pessoas simplesmente adoram a frase "Não faça isto!" e limitam-se a ignorá-la e desprezá-la de tal forma que quem parecia ser os animais não eram os ursos ou as girafas... (se é que me faço entender).
Pois então a primeira reacção, quer dos adultos ou dos filhos super educados pelos mesmos, era ir a correr e bater no vidro para o animal olhar para eles, ou se não olhava gritavam para o mesmo olhar... A outra reacção era que, mesmo diante de todas essas placas de aviso, os animais racionais (como era suposto) davam comida às Girafas, aos macacos...
Eu só preciso de saber o que é necessário para esta civilização chamada de Homo Sapiens Sapiens necessita para perceber que um AVISO para NÃO fazer é mesmo para NÃO FAZER e além disso que aprendam que essa mania de ir contra o proibido (que tem toda a lógica de o ser para não prejudicar as outras ou a nossa própria espécie) só nos leva para um sítio - Subdesenvolvimento Humano e Social.


terça-feira, maio 29, 2012

Selecção de Mordomias Nacional

33mil euros é o que a selecção nacional gasta por dia no estágio que está a fazer em Óbidos.
O mês tem à volta de 30 dias, logo isto dá 990mil euros por mês.

Em cada 10 portugueses 1 ganha o salário mínimo nacional (485€) por mês.
O mês tem à volta de 30 dias, logo isto dá à volta de 16 euros por dia.

Então concluindo, temos grande parte da sociedade portuguesa a sobreviver com 16 euros por dia, e aqueles meninos além de ganharem ordenados estupefactos e inacreditáveis ainda gastam um balúrdio POR DIA num estágio cheio de regalias e mordomias...

E quem paga tudo isto? A Federação Portuguesa de Futebol. E quem paga à FPF? O Estado... E quem paga ao Estado? As mesmas pessoas que sobrevivem com 16€ por dia.

Será que mesmo assim querem torcer pela nossa querida selecção nacional?

quinta-feira, maio 17, 2012

Luta.

Ter forças para lutar contra um sistema assim é o mesmo que dar um beijo no cotovelo.
Tu sabes que não consegues mas mesmo assim tentas.

segunda-feira, maio 14, 2012

Bang Bang.

As ruas são-te estranhas tu vagueias sobre a calçada e perdes-te por entre olhares recriminadores.
Não sabes por onde ir então segues o vento que te guia por entre estranhos odores.
Ontem eras tu, hoje és alguém,
Segue o foco que a tua integridade mantém.
De repente tudo pára, só te vês a ti no meio da cidade,
Será loucura ou ingenuidade?
O teu corpo não te pertence, a lágrima cai e desolado queres uma mudança
Queres que algo venha contra ti e comece a matança.
As balas vêm direitinhas a ti e não sabes o que pensar
Resta-te consentir ou escapar...

O que não te mata...

... torna-te mais forte.

"Cai 7 vezes levanta-te 8."
Nunca desistas.

domingo, maio 13, 2012

"Deus escreve direito por linhas tortas".

Existem fases na vida em que nos deparamos que tudo parece estar a ir pelo lado errado.
Não sei se é ironia da vida, mas quando isso acontece ficamos desorientados sem perceber bem o destino das coisas. Não sabemos se é aquilo que queremos fazer, não sabemos o porquê de estarmos ali e não sabemos por onde seguir. Então, vamos deixando estar e pensar que as dúvidas se esclareçam com o tempo. Ora o que acontece pode ter dois polos bastante diferentes: ou ao fim de uns tempos nos apercebemos das coisas e ficamos com o pensamento estruturado e esclarecido, ou então é um descalabro total e uma infelicidade extrema que não nos deixa decidir sobre virar à esquerda ou à direita ambas com direcções incógnitas.
No entanto, ao nos sentirmos perdidos muitas vezes um "pote de ouro" está mesmo diante dos nossos olhos e nem o conseguimos ver porque nos afundamos em mágoas que nos levam à desistência da luta pela vida.
O que eu tenho vindo a aprender é que as dificuldades e as indecisões só nos tornam mais fortes e capazes de enfrentar novos obstáculos diários. A vida é feita de altos e baixos o que temos de fazer é aproveitar bem os altos e usar os baixos para nos fortalecermos cada vez mais.
Tudo tem uma razão de ser, não acredito em coincidências! A vida é aquilo que queremos fazer dela.
Se hoje o dia não é bom, é porque amanhã vai melhorar, és tu que decides! :)

quarta-feira, maio 09, 2012

8 de Maio

  • 589 - Recaredo I convoca o Terceiro Concílio de Toledo. 
  • 1360 - Guerra dos Cem Anos: Assinatura do Tratado de Brétigny. 
  • 1541 - O Rio Mississipi é descoberto pelo explorador espanhol Hernando de Soto. 
  • 1758 - Abolida a escravidão dos Índios no Brasil. 
  • 1794 - É guilhotinado Antoine Lavoisier durante a Revolução Francesa, um dos maiores químicos da história da ciência. 
  • 1821 - Guerra de independência da Grécia: Os gregos derrotam os turcos na Batalha da Gravia. 
  • 1878 - É fundado o jornal O Fluminense. 
  • 1886 - A Coca-Cola é vendida pela primeira vez. 
  • 1906 - Reúne-se a primeira Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal. 
  • 1933 - Mahatma Gandhi inicia um jejum de protesto contra a opressão britânica da Índia. 
  • 1945 - Fim da 2ª Guerra Mundial na Europa; o exército alemão rende-se; por isto também é chamado de Dia da Vitória. 
  • 1970 - Os Beatles lançam o álbum Let It Be. 
  • 1989 - Nascimento de uma mente brilhante! xD 
  • ...

domingo, maio 06, 2012

Ressaca Social.

Porque hoje estou de ressaca social.
Ressaca do mundo que me deixa uma agonia intensa e esperança perdida.
Ressaca das pessoas que me causam tonturas com a ignorância que têm.
Ressaca que me tira forças mas que ao mesmo tempo me deixa dizer - Amanhã não voltarei a beber desta sociedade.
Como cumpro a minha palavra e não sou como um bêbado oriundo que diz "nunca mais voltarei a beber" e tudo isso não passa de um engano para a sua mente; a minha palavra será cumprida.
Amanhã não vou ter mais ressacas porque a partir de hoje, sim a partir de hoje, não voltarei a beber desta doentia sociedade!

quarta-feira, maio 02, 2012

Camponês rima com Português.

Ora bem... o tema a abordar hoje é a crise. Neste caso, não é a crise económica é a crise de valores da nossa sociedade portuguesa.
Vivemos rodeados de corrupção, falso jornalismo, política incompetente e pessoas retrógradas.
O Português continua a ser aquele que acorda a um Domingo de manhã cedo para ir dar uma volta a um centro comercial, aquele que desacelera numa autoestrada para ver um acidente que está na outra faixa de rodagem criando trânsito desnecessário, aquele que chega sempre atrasado e arranja desculpas estúpidas, aquele que quando existem saldos numa superfície comercial é o primeiro a montar tenda à porta, é aquele que acha que os radares da PSP são os culpados das multas de excesso de velocidade que têm, é aquele que luta para ter direito a mais feriados sem antes lutar pelo trabalho que tem, é aquele que entra em pânico quando não chove e que quase chora quando não há Verão, é aquele que só sabe dizer mal sem antes fazer alguma coisa, é aquele que bate na mulher se o Benfica perde e quando o Benfica ganha, é aquele que comenta a vida do vizinho sem antes olhar para a sua, é aquele que não se importa que mexam no seu ordenado, nas contas da casa e até na mulher mas que se roubam o Benfica...
e tanto mas tanto mais que nunca mais eu sairia daqui.

Onde é que eu quero chegar com isto tudo?
Faltam valores.

Hoje no telejornal apareceu um estudo sobre as nossas crianças, além de serem das mais desmotivadas e com baixa auto-estima da Europa, são das mais obesas. Mas este dado jornalístico entrou por um ouvido e saiu por outro, porque o que interessa neste país é que o Porto foi campeão ou que o Jorge Jesus vai para o Porto o resto não querem saber porque são problemas "normais".

Aqui estamos realmente numa crise de valores.
As pessoas não se preocupam com as coisas realmente importantes andam cheias de pressa para ir ali ao Pingo Doce esbofetear-se uns aos outros para ir buscar as coisas a metade do preço "no matter what".
Estamos à beira de um colapso e ninguém quer ver, ninguém quer saber... o que importa é que a nossa horta continue a dar "coubes" e que chova bem...
Temos de deixar de ser este típico camponês com o bigode grande, a unha do mindinho do tamanho ideal, e com o rego do cu à mostra que sabe falar sobre futebol e passar a ser o Português com VALORES, com conhecimento para discutir sobre assuntos económicos, políticos, que não se encoste e que lute pelos seus direitos de forma cívica.
É necessário abrir os olhos. Temos de criar o patriotismo novamente. Tem de partir de cada um de nós, temos de saber passar a mensagem a todos, e aos poucos mudar um bocadinho de tudo isto.
Só depois desta mudança é que saímos desta crise... aqui sim crise económica e social.


terça-feira, maio 01, 2012

Nostalgia

Como nós crescemos, como nós mudámos
Como nós aprendemos com aquilo que errámos.
A vida é um percurso cheio de metas para atingir
Agora olhamos para trás e de alívio conseguimos sorrir.

O que passou já não volta.
Viveste-o da forma que tinhas de viver.
Agora tens a tua recolta,
E nada deves temer.

segunda-feira, abril 30, 2012

Analogias significantes.

A analogia que se segue nas próximas linhas redigidas poderá vir a ferir gravemente os sentimentos de algumas pessoas, no entanto não deixará, de certa forma, de abrir os olhos a muitas delas.

Ora então:
Nós quando temos um cão acabadinho de chegar a nossa casa, ainda com pouco tempo de vida, achamos-lhe imensa graça e enchemo-lo de mimos porque é pequenino e muito indefeso e engraçado. Quando este começa a crescer começamos a criar um certo distanciamento e a piada inicial de ter um cachorrinho começa a desaparecer com o tempo. Começamos por desprezar o tempo precioso de estar com ele e o treino que lhe devíamos dar é completamente descuidado. Mais tarde, quando este começa a entrar na fase adulta percebemos que por mais que lhe digamos "senta" ou "dá a pata" este não corresponde rigorosamente a nada do que lhe mandamos fazer. Desta forma ficamos super aborrecidos e chateados com o animal e dessa forma, à força, tentamos educá-lo. Claro que nesta fase é extremamente complicado treinar um cão e muitas vezes nós cansamo-nos muito antes de tentar. O que disto resulta é, além de o cão não nos ter qualquer respeito ele pode mesmo tornar-se um animal super agressivo ou um cão indefeso e com medo de tudo à sua volta ou até mesmo um cão com tanto mimo que faz o que quer como quer sem qualquer controlo da nossa parte.

Onde quero eu chegar?

Basicamente, a nossa forma de educar os nossos cães é exactamente igual à forma como educamos as nossas crianças.
Chocante?
Então reparem:
Quando chega um bebé a nossa casa é uma alegria imensa e toda a gente o acha fofo e muito engraçado, seja pela sua inocência ou pela sua capacidade de mexer com os nossos sentimentos. Depois quando se tornam crianças a sua educação acaba por ser muito descuidada ou por não termos tempo ou por falta de paciência. Esquecemo-nos que é aqui que devemos incutir os primeiros valores e as primeiras ideias de como "sobreviver" nesta sociedade, neste mundo da forma mais justa e responsável possível. Resolvemos, em vez de tudo isso, deixá-los "soltos" porque assim é que vão aprender as coisas. Claro que isso também é importante, dar algum espaço à criança, mas desde que em casa haja tempo para conversar, escutar e saber observar o que eles têm para nos comunicar. É aqui que se molda uma pessoa, somos um ser social!
O que acontece quando essa fase não é bem estruturada é que a nossa criança ao atingir a adolescência e depois se torna adulto, os valores estão completamente dispersos, desequilibrados e descontrolados, surgindo aqui os primeiros problemas de "discordância excessiva" e "desobediência" paternal por conseguinte aparecem os insucessos escolares e por ai fora... Aqui, perdemos o controlo da situação e tentamos emendar o problema discutindo (não ouvindo) e criando castigos (não conversando) que jamais terão efeitos positivos nesta fase.
Logo, as nossas crianças tornam-se agressivos ou inofensivos inseguros ou até mesmo mimados imprudentes e gananciosos.

Pois é, quer cães quer crianças estão a ser tratados de forma igual... O grande e preocupante problema nesta questão é que as crianças são o futuro de uma geração, são o suporte de uma sociedade e o que o mundo será daqui a umas décadas depende do que elas serão.
É necessário não descuidar a fase mais importante da moldagem de uma pessoa para a vida, devemos apostar no futuro da nossa sociedade que começa por saber educar as nossas crianças desde o primeiro passo que dão. Se continuarem a ser tratadas como animais este mundo continuará a ser gerido, governado e liderado por um canil de raivosos Pit Bulls tal e qual como hoje é.

domingo, abril 29, 2012

Nova Fase

É verdade que não sabemos quantas vidas teremos, mas se pensarmos que cada nova fase que surge é um modo de renascer as coisas tomam outro sentido.
Cada vez que uma etapa na nossa vida chega ao fim e uma nova fase surge a sensação de algo superado só nos torna mais fortes.
Nascemos de nós mesmos e conseguimos ver tudo de outra forma, com outro sentido.

A vida não é fácil?
Então das tuas dores sente o prazer de amadurecer e de crescer. É isso que nos forma e que nos torna melhores e nós mesmos.





sexta-feira, abril 27, 2012

Life and Death

Life asked Death:
-Why do people love me but hate you?
Death responded:
-Because you are a beautiful lie and I am a painful truth.


quinta-feira, abril 26, 2012

Cegueira premeditada

Há tempos apercebi-me que são mais as vezes que não vemos que as que vemos. Geralmente não vemos pelo simples facto que não queremos ver! Não é falta de visão nem algo do género é mesmo porque nos custa fazer o esforço para ver mais, para ver além do que está à nossa frente.
Passamos os dias tão envoltos e embrenhados numa outra coisa que nos falta o tempo no meio do tempo para reparar nas coisas que já lá estão.
Sofrer de cegueira premeditada é uma idiotice desumana, é simplesmente não levantar a cabeça e conhecer tudo o que está à nossa volta, é viver numa bolha e passar todo o tempo fechado nela.
Mas dá tanto trabalho sair do nosso cantinho e fazer um esforço para ver mais além... então continuamos fechados em copas e continuamos a contribuir para uma sociedade retrógrada e cheia de preconceito.
É melhor assim? 
Não. 
Mas é o que dá mais jeito.

terça-feira, abril 24, 2012

O amanhã depende do teu hoje.

Nunca se sabe o que vamos ser no dia de amanhã, mas e que tal começar a construir o nosso futuro a partir do presente?
Se começar por baixo faz-te chegar ao topo não vejo o porquê de não tentar. O tempo que demora é a delicia do que virá. A caminhada às vezes é onde está o prazer de conhecer e aprender, a chegada é apenas a recompensa por tudo.
Não deixemos de ter esperança que amanhã seremos muito melhor que hoje. Lutemos sempre por isso!
"I pray tomorrow gets me higher!"


O Factor "C"

Ora aqui está um mal entendido que poderia vir a ser muito útil no nosso país!


domingo, abril 22, 2012

O meu "EU"

Não existe uma definição do meu ser.
Sou companhia mas posso ser solidão. Tranquilidade e explosão, pedra e mesmo coração.
Sou abraços, boa disposição, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono.
Luto e canso-me, olho-te e desprezo-te.
Simpatia e arrogância tudo depende da circunstância.
Às vezes sou música alta outras sou o silêncio.

Serei o que tu quiseres, mas só quando eu quiser.

Não gosto de limites e não sou cruel comigo.
Apego-me ao que vale a pena e desapego-me pelo que não quer valer.
Só me entende quem eu quero que entenda, só se afasta quem eu deixo que se afaste.
Amo perdidamente e odeio desesperadamente.

Sou de sentimentos puros mas também sou de racionalismos duros.

sábado, abril 21, 2012

Bipolaridade Social

Os Ricos e os Pobres.
Nem os de cima têm coragem de olhar para os debaixo, nem os debaixo coragem têm para olhar para os de cima.




sexta-feira, abril 20, 2012

O voto "democrítico"!

É verdade, em Portugal existe a democracia...
Somos todos livres de decidir por nós mesmos quem eleger para nos governar. O nosso voto é que importa. Mas quando chega a altura de decidir - "É pah eu não vou votar!" sim porque não votar é a grande solução.
Não sei como convencer os Portugueses de o facto de não meterem os pés nas Urnas é pior que chegar lá e meter um voto em branco. Se não são de acordo com o governo que temos Votem em BRANCO, agora não aparecer lá é estarem-se nas tintas para o que der e vier e depois ainda vêm comentar que o país está isto ou aquilo! Vocês que não votam não devem comentar sequer! Vocês estão-se nas tintas!!! Não é assim que isto vai para a frente.
Bem depois há aquelas pessoas que vão lá votam naqueles que acham mais "bonitos", ou com um "discurso" mais simpático e acabam por lixar esta porcaria toda. Depois mais tarde criticam tudo e todos e não percebem que foi o voto deles e dos que não apareceram lá que jogou isto tudo ao LIXO.

É assim meus amigos, pensem bem no que querem que o vosso país seja e ficar de fora só vos vai prejudicar mais. O "não quero saber" tem levado o país à merda que está e depois não chorem...


O grande e eterno problema da nossa comunicação social!

Todos nós sabemos que a comunicação social é essencial numa democracia. Mas quando a democracia é manipulada a comunicação social acarreta com a mesma doença...

Hoje em dia o nosso jornal televisivo tem duração de aproximadamente 1h30m. Se pensarmos bem é quase uma novela e maior que uma série (passando a ironia). Mas pronto, até aqui não existiria problema algum se o telejornal servisse para nos passar NOTÍCIAS realmente IMPORTANTES e se deixasse de porcaria para encher chouriços e para nos tapar os olhos em relação à escumalha que vai neste governo.
Dou aqui alguns exemplos:
"Jovens constroem casa na árvore"
"Isqueiro é utilizado para provocar incêndio"
"Sr. de 60 anos planta uma couve no seu quintal"
"O aumento do desemprego foi de 0% em Novembro"
"Dias frios aproximam-se"
...

E muito mais teria eu para escrever aqui.
O país encontra-se doente. Temos um governo que nos bloqueia o sistema ao qual tenho um bom nome para lhe dar - VÍRUS.
As pessoas consentem, vêem o telejornal e são bombardeadas com notícias que nos vão escondendo o que realmente se passa por trás disto tudo.
Já não existe (se alguma vez existiu) a credibilidade, a imparcialidade e a profundidade de informação. Os jornais só querem vender e os telejornais só querem audiências. Lançam notícias sobre "couves na quinta do Zé" mas não dizem que o nosso Sr. Primeiro Ministro anda de um lado para o outro no seu carro de 140mil euros com o seu motorista privado. Não mostram factos duros mas reais!
A nossa comunicação social está empestada de interesses económicos e políticos.
A tentativa da comunicação social influenciar o público é tão explícita que até faz confusão. A maneira como as notícias são redigidas ou mesmo faladas são de um conteúdo completamente alterado e muitas vezes censurado. São sempre de forma a focar a nossa atenção para aquilo que querem, deixando aquilo que realmente nos "lixa" livre de olhares... As gripes das aves, as gripes suínas e a doença das vacas loucas são exemplos de extremismos estúpidos que nos despistam, tal como o futebol e a forma como este é hoje em dia controlado da mesma maneira.

Temos de ter noção desta realidade, os nossos valores não podem deixar-se influenciar por extremismos políticos ou económicos, devemos lutar contra este sistema manipulador e que nos tentar moldar à sua imagem.

Afinal de contas, onde está a democracia no meio disto tudo?



terça-feira, abril 17, 2012

A inutilidade do sofrimento

Todos nós passamos por momentos mais complicados e por metas mais difíceis de alcançar. Todos nós sabemos que se baixarmos os braços as coisas não vêm ter connosco e os nossos objectivos jamais serão atingidos. Então porquê que tantas vezes resolvemos entregar-nos ao sofrimento?

O nosso dia-a-dia é feito de dificuldades, obstáculos e desafios que temos de saber lidar e não deixar que nos façam esquecer a importância das pequenas coisas da vida. Se não o fizermos desta forma, acabamos por nos sentir sempre insatisfeitos e sofrendo por antecipação com situações que até acabam por se revelar simples de resolver.
A chave essencial aqui é se nós entendermos situações de risco como uma oportunidade para desafiarmos as nossas fraquezas podemos vir a crescer no processo.

É claro que todas as pessoas sofrem... mas uma coisa é sofrer por um momento doloroso como a perda de um familiar, por exemplo, e outra coisa é passar a vida a lamentarmo-nos por coisas sem qualquer importância e não fazermos nada para mudar.
Na minha opinião, o sofrimento só nos dificulta a vida e só nos atira areia para os olhos não nos deixando progredir e alcançar o significado que queremos dar à nossa vida. O crucial não é o que nos acontece, mas sim o que pensamos em cada situação/em cada momento. Se formos a analisar as situações do dia-a-dia, o pensamento é anterior à emoção e esse pensamento é o que nos faz sentir bem ou mal. E isso explica o porquê de as pessoas que viveram ou presenciaram uma mesma situação experimentem emoções totalmente diferentes perante ela.
Muitas vezes é o nosso pensamento que nos mete contra nós próprios, e o que nós temos de fazer é torná-lo nosso amigo e não algo que nos deixe completamente desnorteados. Temos de passar da reacção à acção e saber que o que sentimos depende, em grande medida, do que pensamos, e não do que está realmente a acontecer.
Ora bem, o que estou a dizer é que se aprendermos a controlar os nossos pensamentos, controlamos a nossa vida e a forma como reagimos nela e com ela. Nós podemos sentir-nos bem connosco, apesar das nossas circunstâncias, ou podemos deixar-nos levar por elas e ser um completo desastre...
Muitos desses pensamentos que não conseguimos lidar vêm de vivências passadas, mas o que podemos fazer com o nosso passado só cabe a nós decidir.
Preferimos tirar a lição que o passado nos deu e ter um melhor presente e futuro, ou usar o passado para destruir o que se segue? Temos de aprender com o passado e não usá-lo como destruidor de actos.
Nós como seres humanos que somos, erramos e continuaremos a errar, e uma parte da nossa maturidade consistirá em aprender com os erros passados e reunir meios necessários para que estes não voltem a acontecer nem se repitam no futuro.
Afinal de contas, a melhor conquista do futuro é o dia-a-dia vivido com bom ânimo, boa disposição, esperança e com muitos projectos; mas também com realidades presentes, com ilusões partilhadas em cada esforço e com uma meta constante na nossa vida!

Para concluir, o sofrimento inútil apenas provoca um desgaste exagerado a nível físico, uma irritabilidade crescente a nível psíquico e uma queda enorme do nosso controlo emocional. Não é a por a culpa em quem nos rodeia ou nos acontecimentos do dia-a-dia, mas sim a compreender o nosso pensamento e a saber controlá-lo para o nosso próprio bem-estar que conseguimos viver em plenitude. Não nos devemos deixar ir pelo caminho mais fácil pois esse leva ao sofrimento inútil, uma vida sem obstáculos não tem sabor e não tem satisfação nem prazer. "Se andares por um caminho sem pedras e buracos, provavelmente esse caminho não te leva a lado nenhum!"

Não é fácil assumir a nossa própria liberdade, não é simples alcançar a felicidade, mas é um desafio que nenhum ser humano pode perder

sábado, abril 14, 2012

O medo da insignificância

Acho que hoje descobri, finalmente, um dos meus maiores medos e com o mesmo acabei por crescer mais um bocado.

Ontem, antes de enterrar a cabeça na almofada para mais uma noite de descanso, comecei a sentir-me um ser pequeno. Comecei a pensar em tudo e senti-me cada vez mais insignificante.
Então depois de me vir essa palavra à cabeça cheguei à conclusão que tenho medo da insignificância.

Há quem diga que o medo da insignificância é um ensaio sobre o mal-estar civilizacional, é o despertar para a realidade de uma cultura em colapso... E assim se torna numa angústia existencial contemporânea. 
A procura da identidade é uma coisa que nos persegue desde a nossa existência, a busca por um sentido na vida, a auto-aceitação de ser como somos e o investimento intelectual faz parte do nosso crescimento como ser humano.
Este sentimento de insignificância surge nada mais nada menos da noção de que estamos absolutamente sós e da mania do ser humano pensar que não existe nada maior que nós mesmos e que a vida não passa deste universo físico que foi um mero acidente...

No entanto, tal como Albert Camus, podemos usar a insignificância para iniciar o processo da busca de algum significado. Ou seja, ao olharmos para a insignificância, estamos livres para inventar qualquer significado. Fazer do propósito da vida humana um inventar de propósitos. Sem significado a vida humana não tem sentido, então sejamos nós os criadores do significado.
O que eu entendo deste autor, Albert Canus, é que devemos aceitar a insignificância e só depois devemos então cultivar a coragem, o orgulho, o amor, a comunidade e a justiça social.

Eu acho que existe sempre um momento em que sentimos que a vida não tem qualquer sentido, e assim, ao estarmos diante da insignificância perdemos a esperança em tudo e em todos. Tudo à nossa volta nos soa a fraude, quer religiões ou filosofias. Sem essa esperança e fé, perdemos o norte, ficamos deprimidos, debilitados e até mesmo doentes. Muitos chegam a pensar que a única saída é o suicídio.
O que podemos fazer nestas situações é enfrentar este medo como todos os outros.
Quando não acreditamos em mais nada... passamos a acreditar em nós mesmos, e desta forma a vida começa a ter um significado especial e a nascer algum tipo de satisfação pessoal.

Eu acredito que só crescemos verdadeiramente quando ousamos questionar o significado da vida, porque é quando olhamos nos olhos do medo que estamos em condições de ir mais além. Caso contrário passamos a vida a fugir da possibilidade que as nossas crenças são falsas e arbitrárias.

O que eu  quero dizer com isto tudo é que temos de saber dar significado à nossa vida sabendo que ela mesmo pode não ter significado nenhum. Desta forma crescemos, criamos e vivemos segundo o significado que vamos dando àquilo que fazemos.

Existem aquelas pessoas que não conseguem encarar essa possibilidade de que a vida não tem sentido algum, e essas pessoas geralmente são crentes fanáticos. O que eles fazem não é mais que procurar desesperadamente que os outros acreditem no que eles acreditam para se sentirem mais seguros das suas crenças.
Ao serem crentes fanáticos vivem num medo mais profundo e constante que qualquer outro, tudo porque têm medo de desafiar o seu próprio conjunto de crenças, têm medo de discutir convicções diferentes das suas de forma aberta e morrem de medo de estarem completamente erradas. Passam assim a vítimas de enganadores, fanáticos e milagreiros...
As pessoas assustadas são realmente assustadoras, pois fazem qualquer coisa para provarem que têm razão e só a sua razão é a correcta.

Mas quem já encarou o medo não tem motivos para querer convencer os outros e nem é influenciado por modas nem crenças enganadoras. Não precisa de mestres, gurus, padres, pastores ou líderes para lhe indicar o caminho a seguir. Porque essa pessoa encontrou tudo isso dentro de si, tem plena consciência da sua vida, de todos os acontecimentos e as suas causas e sabe ele mesmo o caminho que deve seguir livre de dogmas.

Logo, a grande conclusão é que a insignificância não é o contrário do nosso questionamento sobre o significado da vida, mas sim, o início da nossa busca por algum significado. 
Ao encarar a insignificância de forma consciente e sem medo, vamos ter liberdade para procurar o significado mais profundo da nossa vida.

terça-feira, abril 03, 2012

Lutar ou Adaptar?

Somos como umas formigas...
 matam-se a trabalhar vem uma rajada de vento e tudo o que construíram até à data fica em pó!

Este povo nada cria, nada inventa e nada faz por saber.
Admira-se de nada ter e ainda lamenta por não ver.

As mãos que temos servem para moldar, para escrever e revoltar.

Agora és tu que escolhes... preferes Lutar ou Adaptar?

quinta-feira, março 29, 2012

Orgulho

O orgulho impede-nos de pedir perdão. O orgulho não nos deixa perdoar. O orgulho não nos deixa dizer que ainda amamos…

Será o orgulho superior àquilo que sentes?

quarta-feira, março 28, 2012

segunda-feira, março 26, 2012

Incompreensão

Incompreendidos... afinal somos todos uns incompreedidos e é assim que se justifica muitas das nossas reacções, actos e palavras.
Perdemos demasiado tempo a tentar entender tudo à nossa volta sem antes nos entendermos a nós mesmos. Achamo-nos donos da razão sem antes perceber a raiz da mesma.
Porquê que simplesmente não nos sentamos connosco próprios e ouvimos o que nos vai na alma?
Porquê que perdemos tanto tempo a dar conselhos aos outros sem nunca saber como nos guiar a nós mesmos?
A desmotivação, desespero e angústia nasce muitas vezes da solidão interior, de não nos compreendermos e de não darmos tempo a nós!

Tira umas horas do teu tempo para pensar no dia que passou e faz uma análise do que pode ser feito de forma a que aquilo que não foi bom possa amanhã ser perfeito!

domingo, março 25, 2012

De: mim / Para: mim


"Falas de civilização, e de não dever ser,
Ou de não dever ser assim.
Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,
Com as coisas humanas postas desta maneira,
Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.
Dizes que se fossem como tu queres, seriam melhor.
Escuto sem te ouvir.
Para que te quereria eu ouvir?
Ouvindo-te nada ficaria sabendo.
Se as coisas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as coisas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!"

                                          Alberto Caeiro

sexta-feira, março 23, 2012

Greves e Manifestações com uma pitada de otários...

Enfim...
O país está na merda que está, e as pessoas têm as cabeças completamente infestadas de porcaria.
Esta frase serve apenas para resumir mais um dia de Greve Geral no nosso Grande Portugal!
Ironia ou não, em tempos fomos grandes... Mas hoje quando olho à minha volta só vejo podridão de pensamentos e palavras de pessoas que nem sabem pelo que lutam.
Jornalista pergunta: "Então porquê que hoje está aqui a manifestar-se?" Cidadão comum responde: "Então porque... bem... as coisas não 'tão bem pa' gente e isto 'tá cada vez pior... temos de nos revoltar contra estas medidas..."
A podridão não sabe pelo que luta...eu falo no geral como é óbvio. A grande parte das pessoas que faz este tipo de greves e manifestações são pessoas que não se sabem comportar como "seres civilizados", ainda por mais colocam-se contra o lado errado.

Passo a explicar o "lado errado".

As pessoas durante a greve do dia 22-Março-2012 protestavam contra as forças de segurança chamando-lhes nomes e atirando pedras e cadeiras contra os mesmos. Algo que, como é óbvio, a polícia teve de prestar medidas extremas e agredir muitos desses manifestantes como forma de se protegerem...
Muitas dessas pessoas da manif são vistas com garrafas de álcool na mão e a fumar o seu charro, onde depois se julgam superiores a todos e cheios de ideias não passando de um monte de esterco da nossa sociedade actual.
As pessoas não lutam pelos direitos, não são a voz da razão e não mudam o país enquanto tiverem este tipo de comportamentos gerados pelos efeitos do que consomem antes e durante esta treta de Manifestações e Greves sem qualquer fim claro para melhorar a nossa situação.
Por isso, hajam como cidadãos com valores e se querem ser ouvidos façam-se ouvir e não é a colocarem se do lado errado sobre efeito de substâncias ilícitas que vão fazer as coisas melhorar. Unam-se contra quem realmente nos prejudica e tira todos os direitos de construir uma vida normal num mundo que nos foi dado.

quinta-feira, março 22, 2012

Vida de Interesses

Para poder viver neste mundo precisas de saber dar a volta ao jogo deles.
Sabes que o dado está viciado mas mesmo assim tentas lutar pelo certo e do lado do bom.

Mas hoje ser bom é muito raro... Hoje qualquer pessoa se faz passar por algo que não é, tudo para se aproveitar de qualquer coisa que em ti lhe despertou o interesse. Seja a nível económico, intelectual ou até mesmo físico. Este jogo de que falo é um jogo de interesses!

Não falo de narcisismo, falo mesmo de interesses sujos. Pessoas que conseguem aguentar ao lado de alguém sem um sentimento puro, apenas estão com essa pessoa porque ela lhe dá estabilidade financeira, ou porque ela lhe dá valor intelectual ou prazer físico. O problema disto tudo não é só o facto de as pessoas se magoarem umas à outras constantemente mas também tornarem o ser humano num lixo e em algo material.

Hoje já ninguém tem aquele amigo para chorar no ombro e que te olha nos olhos e diz a pura verdade... Hoje esse amigo diz aquilo que queres ouvir e deixa-te novamente cair na decepção e tristeza. Hoje não existe mais aquela pessoa que te segura na mão e diz "força vai em frente"... Cada um joga por si, não há equipas a lutar pelo mesmo, há apenas cada um por si num jogo de interesses para alguém sair vencedor e ser mais que os outros e com poder para tramar quem ele quiser e bem entender porque ele fará tudo para atingir o mais que puder sem olhar a quem...

Podemos realmente confiar em alguém?

Sorte tenho eu... ainda tenho alguém em quem posso realmente confiar. Essa pessoa diz sempre aquilo que pensa e puxa-me para cima nos momentos mais complicados da vida. Talvez porque veja o mundo tal como eu o vejo, talvez porque seja uma pessoa tão pura e dura como eu sempre quis, talvez porque o certo faz sentido ao lado dessa pessoa... A certeza é que sente o mesmo que eu e luta pelo mesmo que eu!

domingo, março 18, 2012

Lixo

Dizer que se está deprimido hoje em dia é muito banal, dizer que se está desmotivado é normal, dizer que se está revoltado é porque és um extremista e só vês as coisas à tua maneira...

Ora bem, eu sou um bixo! Não quer dizer que esteja tudo aquilo que disse anteriormente (se não era-me já diagnosticado uma doença rara e sem cura que me levava a um internamento compulsivo) mas estes sentimentos têm feito parte cada vez mais do meu dia a dia.

Às vezes sinto-me completamente de mãos-atadas, de boca tapada e pernas presas. Como se este sistema mundial me tivesse a consumir por completo. Sempre soube que era diferente de tudo e de todos e nunca me preocupei muito com isso, mas hoje é diferente.

Não ser igual a toda esta gente que ouve e cala talvez não seja tão bom como eu pensava. Para mim ser diferente era algo que me tornava uma pessoa única e com características raras ou mesmo extintas e eu até me sentia bem com isso. Hoje tenho vindo a perceber que isso só me dá dores de cabeça e provoca uma raiva interna que me deixa cada vez mais um bixo do mato.

Não consigo viver assim, sem oportunidades, sem condições e sem poder fazer o que quero e o que tenho planeado porque simplesmente nos cortam todas as "estradas" para um único desvio, o desvio que "eles" querem que seja!

Já não sei até que ponto não era melhor ter a inocência, ignorância e ingenuidade de uma criança ou até mesmo de uma tribo daquelas perdidas no fim do mundo... Não serão eles mais felizes longe de toda esta manipulação política e económica?

sábado, março 17, 2012

Inimigos e Aliados

O maior inimigo do amor é o medo:
Medo de falhar,
medo de perder,
medo de falar demais ou de dizer de menos,
medo de desejar o impossível até que o possível se transforme numa impossibilidade.

E o maior aliado do amor é a vontade:
vontade de estar,
de viver,
de partilhar,
de construir,
de acreditar que o impossível se pode tornar possível, ainda que todas as probabilidades indiquem o contrário.

sexta-feira, março 16, 2012

Crítica à gente que vive neste globo.

Hoje podia ter-me dado na cabeça e ser igual a tantas outras pessoas que gostam de ouvir e calar... mas em vez disso resolvi ouvir e discutir, ouvir e agir, ouvir e não calar!

Estamos todos a passar por uma fase crítica a nível mundial. São os países europeus a afundarem-se em dívidas, são guerras que nunca têm fim, são habitos que não mudam, são mentalidades retrógadas, são atitudes incompreensíveis, são mentes desperdiçadas e o ser humano não evolui para melhor.

Não somos melhores que há um século atrás... se olharmos bem para o passado poucas diferenças existem em termos de mentalidades e comportamentos. "Ah porque agora os gays já são vistos com outros olhos..." "Ah porque agora existe a internet". A pergunta que vos faço é simples: Somos melhores pessoas hoje que ontem? Não... não somos.

O egoísmo, a vaidade, a ganância... hoje são mais que ontem e menos que amanhã. A competitividade faz-nos querer lutar por mais e atingir os nossos objectivos quando é bem encarada e bem organizada. Mas a competitividade que hoje existe entre o Homem é sangrenta. E porquê? Pelo simples objecto nojento que é o dinheiro. Tudo anda à volta do dinheiro. Tudo depende do dinheiro. Tudo é guiado pelo dinheiro.
Dou apenas uns pequenos e simples exemplos:
Porquê que hoje em dia os jogos de futebol (momento de entretenimento da sociedade actual) geram tanta polémica em torno das arbitragens?
DINHEIRO
Porquê que o desemprego é cada vez maior e os jovens estão a afundar-se em empregos precários?
DINHEIRO
Porquê que continuam a existir guerras sangrentas em pleno século XXI?
DINHEIRO
....

E tanto mais eu poderia dizer.
Basicamente este globo não gira à volta do sol nem em torno dele próprio... Este globo gira à volta de DINHEIRO e ganância que faz com que ainda continuem a existir políticos que roubam, advogados do diabo, polícias corruptos, pessoas otárias e pior de tudo mortes injustificáveis.

Cada um de nós tem de fazer um bocado para mudar este ciclo. Existe mal em todo o lado, existe corrupção em todo o lado. Mas NÓS podemos fazer a diferença. TU podes fazer a diferença.
Não te cales, não corras para o quarto a chorar. Sai antes para a rua e fala! Age!
Hoje mais que nunca precisamos de mudar.

Imagina-te num mundo sem dinheiro, tudo disponível para todos. Podias estar com quem querias às horas, sítio e tempo que querias...
O dinheiro só serve para criar mais intriga e sofrimento. Este planeta foi-nos dado! Porquê que nós nos aproveitamos dele e ganhamos algo tão imaterial e fictício que simplesmente cria um poder imaginário???? Porque não tiramos proveito do que temos e nos enchemos de bons sentimentos e felicidade extrema?

Pensa nisso!
Hoje eu pensei e agi.