quarta-feira, maio 02, 2012

Camponês rima com Português.

Ora bem... o tema a abordar hoje é a crise. Neste caso, não é a crise económica é a crise de valores da nossa sociedade portuguesa.
Vivemos rodeados de corrupção, falso jornalismo, política incompetente e pessoas retrógradas.
O Português continua a ser aquele que acorda a um Domingo de manhã cedo para ir dar uma volta a um centro comercial, aquele que desacelera numa autoestrada para ver um acidente que está na outra faixa de rodagem criando trânsito desnecessário, aquele que chega sempre atrasado e arranja desculpas estúpidas, aquele que quando existem saldos numa superfície comercial é o primeiro a montar tenda à porta, é aquele que acha que os radares da PSP são os culpados das multas de excesso de velocidade que têm, é aquele que luta para ter direito a mais feriados sem antes lutar pelo trabalho que tem, é aquele que entra em pânico quando não chove e que quase chora quando não há Verão, é aquele que só sabe dizer mal sem antes fazer alguma coisa, é aquele que bate na mulher se o Benfica perde e quando o Benfica ganha, é aquele que comenta a vida do vizinho sem antes olhar para a sua, é aquele que não se importa que mexam no seu ordenado, nas contas da casa e até na mulher mas que se roubam o Benfica...
e tanto mas tanto mais que nunca mais eu sairia daqui.

Onde é que eu quero chegar com isto tudo?
Faltam valores.

Hoje no telejornal apareceu um estudo sobre as nossas crianças, além de serem das mais desmotivadas e com baixa auto-estima da Europa, são das mais obesas. Mas este dado jornalístico entrou por um ouvido e saiu por outro, porque o que interessa neste país é que o Porto foi campeão ou que o Jorge Jesus vai para o Porto o resto não querem saber porque são problemas "normais".

Aqui estamos realmente numa crise de valores.
As pessoas não se preocupam com as coisas realmente importantes andam cheias de pressa para ir ali ao Pingo Doce esbofetear-se uns aos outros para ir buscar as coisas a metade do preço "no matter what".
Estamos à beira de um colapso e ninguém quer ver, ninguém quer saber... o que importa é que a nossa horta continue a dar "coubes" e que chova bem...
Temos de deixar de ser este típico camponês com o bigode grande, a unha do mindinho do tamanho ideal, e com o rego do cu à mostra que sabe falar sobre futebol e passar a ser o Português com VALORES, com conhecimento para discutir sobre assuntos económicos, políticos, que não se encoste e que lute pelos seus direitos de forma cívica.
É necessário abrir os olhos. Temos de criar o patriotismo novamente. Tem de partir de cada um de nós, temos de saber passar a mensagem a todos, e aos poucos mudar um bocadinho de tudo isto.
Só depois desta mudança é que saímos desta crise... aqui sim crise económica e social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário