quinta-feira, julho 30, 2015

Ser mulher de um Polícia.

Quando casamos com um Polícia estamos a assumir um compromisso com a Polícia.
Enganados estão todos aqueles que acham que aquele juramento de por em risco a própria vida só é feito pelos agentes.
Não é.
Em cada operação, em cada turno, em cada momento de vestir a farda nós os dois estamos juntos, correndo o risco da desgraça e correndo o risco da solidão.

Não há fins de semana livres, não há Natal ou Ano Novo, não há aniversários que sejam garantidos que ele esteja ali ao meu lado.
Os Polícias não têm horários, não têm altura definida para descanso do compromisso que assumiram.

São seres humanos como todos nós, são de carne e osso mas parecem de ferro.
Eles têm emoções mas depois de tudo o que vêem e vivem nos turnos que fazem aprendem a escondê-las...
Eles também têm medos e receios mas aprendem a combatê-los.

O que mais me custa são os segredos que sei que ele muitas vezes me esconde com medo que eu tenha medo do dia de amanhã.
Dá-me um beijo, fecha a porta e sai de casa para mais um turno.
Quantas vezes me caem as lágrimas? Muitas.
Tenho medo... Medo que ele não regresse...
Ele corre para mais um turno sem saber se dele volta. Enfrenta perigos que muitas vezes nem se apercebe.

Os Polícias não sabem desistir, nem sequer conhecem a covardia. São eles que correm de onde todos nós fugimos e enfrentam quem mais nos mete medo. Fazem tudo isto até por alguém que nem conhecem, e até morrem por nós se for preciso.

Para ser mulher de um Polícia temos de ser fortes. Temos de saber ouvir tudo o que têm para nos contar quando chegam a casa depois de um turno que os destruiu por completo o corpo e a mente. Temos de ser tolerantes ao ponto de suportar o mau humor provocado pelas imensas noites acumuladas sem dormir.
Saber olhar para as notícias difamadoras e para os protestos onde vejo pedras, disparos e fogo sobre os Polícias. Tremer de medo com a possibilidade de ver o meu homem ferido ali no meio daqueles animais...
Olhar para ele e ver que sente profundamente a ingratidão por aqueles que ele dá a vida.

E quantas críticas, quantas reclamações, quantos inquéritos e desgaste contra os Polícias? Quanta desvalorização, quanto uso político do trabalho suado de quem está nas ruas arriscando a vida, tendo a coragem de expor a sua família e a sua ausência.

Às vezes pergunto-lhe:
– Achas que tudo isto vale a pena?
Às vezes diz o quanto ama a sua farda... outras vezes ele suspira baixa a cabeça, disfarça, muda de assunto e vai para o quarto despir a farda de mais um dia de herói.

sexta-feira, julho 24, 2015

O meu Amor é meu Amigo.

Não é uma frase do Facebook...

A Amizade é o mais importante num relacionamento!

Amor e desejo não é tudo o que sustenta um casal. Não faz sentido procurar um casamento, uma união com alguém sem antes estarmos dispostos a desenvolver uma amizade sem prazo de validade, que resista à idade e ao tempo.

A verdade é que o motivo para a Amizade se sobrepor a tudo o resto é que no final é tudo o que nos resta.

Ora pensem bem:

Amigo é aquele que nós realmente sentimos saudades, lamentamos a sua ausência e não nos sentimos bem quando estamos longe dele. Convivemos com ele, partilhamos segredos e faz tudo para que estejamos juntos e que de vez em quando também nos deixa frustrados.

As pessoas hoje em dia dizem que esposa/marido e amigos são incompatíveis. Ou seja, ou escolhemos um ou outro. Para mim, isto não faz sentido nenhum. Para mim são complementares.

O nosso amor tem de ser nosso amigo. É ele que diz coisas que nos faz suspirar de alegria e que nos diz coisas que nunca pensámos ouvir. Faz coisas que nos deixa rendidos de amor e faz coisas que nos custa acreditar que aconteceram. E o que chamamos a isso? AMIZADE!

O que seria de uma união entre duas pessoas se não escolherem ser amigas uma da outra?
É na amizade e no amor que se desenvolve mutuamente o respeito, o carinho e uma necessidade extrema de estar que não há horas-extra no trabalho que nos segurem... nem há distância que nos impeça de expressar esse carinho que temos um pelo outro.

Felizmente posso dizer que casei com um homem que é meu amigo.
Ele todos os dias me surpreende, mas claro, tem falhas, tal como eu. Somos amigos antes de qualquer coisa, talvez seja sorte mas eu acho que podemos escolher ser amigos um do outro. E isso fez e faz a diferença na nossa relação.

Pode parecer, mais uma vez, uma daquelas frases soltas do Facebook, mas, não devemos procurar alguém somente porque admiramos a sua beleza, que viva cheio de surpresas e que todos os dias ao lado dessa pessoa são fantásticos... Nós amamos para fazer o outro feliz e a nós mesmos. Tenho pena que isso se esteja a perder na sociedade de hoje em dia.

Ter um compromisso com um Amor que é nosso Amigo é muito melhor que conviver com a obrigação de ficar com alguém.
Nada melhor que ter um amigo para decidir o que compramos para a nossa casa, se lavamos a loiça hoje ou deixamos para amanhã para podermos ver aquela série que tanto gostamos. Nada melhor que ter um amigo que nos aponta os defeitos e nos ajuda a melhorar a nossa personalidade. Nada melhor que nos atirarmos para o sofá depois de um dia cansativo e ficarmos ali horas a olhar para a TV e a tocar pé com pé enquanto gozamos com os programas que dão àquelas horas tardias.

A minha teoria é: os grandes e melhores amores são feitos por pessoas que, antes de tudo, são grandes amigos.

E o tempo passa, e nós envelhecemos... quando o espelho denunciar o que nos tornámos, sobrará risos de duas pessoas que aprenderam a rir de si mesmo.
Nesse dia, a amizade será tudo. E não precisaremos de mais nada para viver.

(adaptado com alterações de http://obviousmag.org/murilloleal/2015/04/casei-com-uma-amiga.html)

segunda-feira, julho 20, 2015

Nós.

Eu ponho a roupa a lavar. Ele estende a roupa.
Eu passo a ferro. Ele aspira o chão.
Eu cozinho. Ele põe a mesa.
Eu faço o meu treino de pernas. Ele faz o seu treino de peito.
Eu compro os candeeiros que gosto. Ele instala-os em cima do escadote.
Eu faço a lista de compras. Ele carrega os sacos enquanto faz "biceps".
Eu leio as instruções. Ele monta o móvel do IKEA.

Eu ponho-lhe o creme nas costas. Ele faz-me os cereais para comer antes de dormir.
Eu guio o meu carro e ele vai ao lado. Ele guia o carro dele e eu vou ao lado dele.
Eu tomo banho em 10min. Ele toma banho em 15min.
Eu adormeço no sofá. Ele goza com os meus picos de sonambulismo.

Eu tenho frio. Ele tapa-me com o seu próprio corpo.
Eu fico com a melhor parte do sofá. Ele fica com o comando na tv.
Eu gosto de ver programas de cozinha. Ele gosta de ver programas de tecnologia.
Eu choro quando estou naqueles dias. Ele ri-se quando eu estou naqueles dias.
Eu tenho um trabalho monótono. Ele tem um trabalho extasiante.
Eu sei quando ele precisa de mais atenção. Ele sabe quando eu preciso de um abraço e de um beijo.
Eu adoro vê-lo fazer a barba de boxers. Ele adora ver-me cozinhar de tanga.

Eu começo uma piada e Ele acaba-a.
Eu sei quando ele mente. Ele sabe quando estou chateada.

Somos diferentes à nossa maneira. Somos uma equipa e cada um joga na sua posição. Completamo-nos e somos felizes assim. Um sem o outro não valemos nada... ou até podemos valer mas nunca com a mesma felicidade que encontramos todos os dias um ao lado do outro.

segunda-feira, julho 06, 2015

Sem pontos finais

Porque não devemos chorar só quando estamos tristes, nem sorrir só quando estamos contentes
Não devemos festejar só na data, nem felicitar só no dia
Não devemos poupar palavras quando queremos conversar sobre o mundo, não devemos poupar no amor quando queremos viver juntos
Devemos sim exprimir tudo o que sentimos todos os dias da nossa vida, reprimir sentimentos é para quem não sabe dar significado ao hoje
Não se esqueçam, amanhã pode ser tarde demais...