Sometimes We Expect More From Others, Because We Would Be Willing to Do That Much for Them...
terça-feira, dezembro 23, 2014
A Vida #2
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."
Albert Einstein
sexta-feira, dezembro 19, 2014
Regras para fugir à decepção!
2º Não te importes tanto com tão pouco;
3º Conta menos da tua vida e sabe menos sobre a dos outros;
4º Pensa em ti primeiro, tem amor próprio;
5º Afasta-te do que te faz mal e rodeia-te do que te faz bem;
6º Sê frontal, diz sempre o que sentes;
7º Não passes a vida à espera que as pessoas mudem para aquilo que queres ou idealizas porque afinal de contas podes ser tu que tens de mudar de atitude!
segunda-feira, outubro 20, 2014
Ama-me sem limite.
faz-me cócegas até eu chorar de felicidade,
conversa comigo até as palavras faltarem,
passeia a meu lado até doerem as pernas,
beija-me até faltar o ar,
abraça-me até sentires o meu coração a bater junto do teu,
faz-me carinhos até eu adormecer,
conta-me o teu dia até ao anoitecer.
Olha-me nos olhos até encontrares a minha alma,
aperta a minha mão até cruzarem as nossas alianças,
faz amor comigo até o teu corpo fraquejar,
dorme a meu lado até ao sol nascer,
diz-me que me amas até me convencer.
Vive comigo até a nossa vida terminar,
promete-me nunca me vais deixar,
sorri para mim como se fosse a primeira vez,
sorri para mim como se fosse a última vez.
Ama-me sem limite, entrega-te sem dó.
Pois eu prometo que farei tudo isto por ti até a vida me faltar.
Ana Boleto
20-10-2014
sexta-feira, outubro 17, 2014
Viajar
Quando viajamos há várias coisas que aprendemos.
Existem 1001 coisas que nos impendem de entrar naquele avião, mas mesmo assim entramos. A coragem começa a partir daí. Chegamos a um país novo, com gente nova, ambiente novo e cultura nova. O estômago sofre algumas alterações e de repente o coração sente-se apertado.
Temos uma maior abertura a lidar com as pessoas à nossa volta, mesmo com uma língua completamente diferente a língua universal gera próximidade entre todos.
Aos poucos entendemos que afinal a diversidade cultural é algo que em vez de nos afastar aproxima-nos.
Todos temos curiosidade por conhecer os países uns dos outros, onde vivemos, o que fazemos e diversas opiniões sobre o mundo em geral.
Aos poucos encaixamos perfeitamente uns nos outros sem se quer nos apercebermos disso. São criados laços e começamos a pensar nos pormenores da vida.
Quando viajamos acabamos por dar mais importância a certos pormenores.
A Natureza torna-se mais bonita, a arquitetura mais interessante e o meio que nos rodeia torna-se algo a explorar.
Percorremos ruas, conhecemos museus, aprendemos línguas novas, exploramos sem cansaço.
Acabamos por perceber que o nosso dia-a-dia torna-nos pessoas feias, que não nos esforçamos muito por sermos mais felizes, menos rigidos com nós mesmos...
Percebemos que a vida pode ser um sopro e temos tanto para aprender, viver, conhecer...
Quando viajamos sentimos o quanto pequenos somos e o quanto pequena é a nossa vida, parece que todos os minutos, segundos não chegam para tudo o que queremos fazer.
As saudades de casa começam a gerar sentimentos profundos demais e tudo o que já fazia sentido passa a fazer ainda mais sentido, queremos explorar mas ao mesmo tempo queremos regressar ao nosso dia-a-dia.
O que nos resta é tirar tudo de bom que a viagem nos traz e enriquecer com essa experiência maravilhosa que é sair da nossa caixa e explorar o mundo lá fora.
sexta-feira, outubro 03, 2014
Egoísmo.
Pedro Chagas Freitas
quinta-feira, setembro 11, 2014
Racioemocionalidades.
Apetece-me estar só, decidir por mim e por mais ninguém.
Não ter relações humanas por perto que me destabilizem por completo.
Estou cansada de achar que as pessoas fariam o mesmo que eu era capaz de fazer por elas, estou cansada de ter de ser racioemocional.
Sim, racioemocional. Saber ser racional no meio das emoções.
Não te envolveres ao ponto de perderes a razão, o juízo. Estou cansada de me reprimir.
Quero chorar até esgotar as lágrimas, gritar até ficar afónica.
Porque não sou uma psicopata? Desculpem lá a frieza.
Estou cansada de lutar para manter as coisas equilibradas, apetece-me desiquilibrar, partir, roer, fugir.
terça-feira, agosto 19, 2014
Ele.
Vejo o seu rosto e conheço-o desde sempre.
Eu não sabia quem ele era até saber quem ele é.
Aumento o som da música e mesmo assim oiço a sua voz como se tivesse
bem aqui perto do meu ouvido a dizer que me ama,
que me quer, que me deseja.
Eu simplesmente não consigo, não quero me afastar.
E ele repete, no escuro e no meio do barulho, que me ama,
que me quer, que me deseja...
E eu simplesmente não vou, não desisto, de me envolver cada vez mais.
Consigo senti-lo na minha pele,
sinto o gosto dele na minha boca, e é o beijo mais doce que já alguma vez senti.
Quanto mais o tenho... mais o quero.
E ele diz que me ama, que me quer e me deseja.
E eu simplesmente rendo-me a esta paixão, porque
eu também o quero, também o desejo e também o amo.
segunda-feira, agosto 11, 2014
A teoria do descartável e do incoveniente.
Hoje em dia as pessoas vivem uma vida descartável. Essa atitude é do mais comum que existe nesta sociedade estendendo-se a muitos campos/aspectos da vida.
Hoje as pessoas descartam-se de amizades que não são "convenientes", isto porque a amizade dos dias de hoje é uma amizade em torno de interesses narcizistas. Por esse motivo, o inconveniente, leva as pessoas a ter amizades descartáveis.
Outro campo do descartável é visto nas relações amorosas. A pouca importância que as pessoas hoje em dia dão ao Casamento. Existe um sentimento incutido nas cabeças das pessoas de que hoje em dia as relações amorosas são descartáveis, e como tal o Casamento não faz sentido nas suas cabeças. É dada elevada importância ao sexo e ao prazer momentâneo, esquecendo que a base de um relacionamento não parte desse "prazer descartável".
Já não há relacionamentos há sim prazeres descartáveis, um a seguir ao outro, e o outro a seguir ao um. Não se assumem compromissos com base no amor, mas com base da conveniência.
Hoje as pessoas evitam a dor e como tal vivem do descartável pois é o que dá menos trabalho, o mais fácil e o mais rápido. Já ninguém vive da luta e da conquista.
Um grande exemplo da vida ser encarada como descartável é o aumento dos abortos por "descuidos". Aqui sim, a vida é completamente descartável. A falta de responsabilidade na generalidade dos casos leva a uma leveza extrema do sentido da vida... o sexo descartável leva a uma gravidez descartável.
Ou então os casos dos pais que acabam por descartar as crianças abandonando-as por estas se tornarem inconvenientes.
O mesmo vimos nas guerras que se travam em todo o mundo. Vemos todos os dias certas sociedades a descartarem-se de certos povos que acham que são inferiores e que têm certas crenças diferentes das suas. O genocídio é o descartar de uma sociedade completa por esta sociedade criar inconveniência...
Outro campo do descartável vê-se na vida animal. As pessoas abandonam os seus animais de estimação, por que se tornaram inconvenientes, e os seus donos querem ir de férias e não sabem o que fazer com os seus animais...
Podíamos ir mais longe, a tecnologia, o conhecimento, os empregos, o material e a comida... hoje em dia tudo tem um prazo muito limitado, tudo se torna descartável.
Nada mais é encarado com um compromisso ou como algo que temos de levar até ao fim.
Esta mentalidade tende a aumentar em todo o mundo, vivemos na era do consumismo e do esbanjamento. É a Era do desperdício, da ganância, do desumano e do descartável.
Resta-me a mim, alertar-vos para tal e tentar não me deixar influenciar por esta Era do descontentamento e do caminho para o colapso humano.
quinta-feira, julho 31, 2014
Ser adulto.
Ser adulto é acarretar com um rodopio de vida.
Ter um trabalho, um ordenado e contas para pagar.
As insónias aparecem, é querer dormir cedo pensando nas horas ingratas a que se acorda no dia seguinte.
Suportar o trânsito para o trabalho que nos consome sem darmos conta.
Ter exaquecas das responsabilidades, saber gerir as tarefas do dia, e ainda chegar a casa mais cansada que o dia anterior.
É começar a ter medo de ir ao médico para não ter de ir fazer exames de rotina.
Sentimos uma necessidade de sermos úteis e jovens sem pensar na idade que vai aumentando.
Sentir o entusiamo da construção de uma vida a dois, e da criação de um lar.
Pensar no futuro como algo próximo e alcançável não como algo longínquo.
Acarretar com o poder da decisão e com a dor da decepção.
Ver amizades que se perdem com o passar do tempo, e fazer amizades inesperadas.
Descobrir a grande verdade acerca do amor e o compromisso de um Casamento.
Atingir o auge da nossa vida, sentimo-nos capazes de alcançar este mundo e o outro sozinhos e com coragem.
Saber que o medo faz parte mas que mesmo assim devemos seguir em frente.
Começar a pensar em construir família e isso arrepia e deixa-te um sorriso parvo na cara.
Ser adulto é quando um dia te olhas ao espelho e ao dares de caras com as rugas da velhice, inesperadamente sentes umas saudades enormes das malditas borbulhas da puberdade.
sábado, julho 19, 2014
Seletiva de sentimentos.
Não sei guardar mágoa, não sei guardar rancor. Não encontro espaço para guardar tais coisas.
Chamam-me a "desarrumada de sentimentos" mas eu acho que sou apenas aquela que não acumula lixo, aquela que não acumula inutilidades, ou seja, a "seletiva de sentimentos".
Não sei guardar tristeza, não sei guardar raiva. Não dá, não sei onde colocar tais coisas.
Um dia terei de enfrentar tal "desarrumação" e arranjar espaço para tais atrocidades.
Mas hoje, sim hoje, não sei onde guardar.
quinta-feira, julho 10, 2014
Sonhar, Idealizar e Realizar.
Mar azul.
As Horas.
quinta-feira, junho 12, 2014
Como o tempo passa...
Quando corríamos pela rua fora, caminhávamos pela Vila e almoçávamos na casa do avô?
Lembram-se?
Eramos os 4. Só os 4. E chegava tão bem aqueles fins-de-semana passados no Alentejo, as férias de Verão nas piscinas e as brincadeiras no quintal.
Eramos felizes, a vida passava e nem dávamos conta. Não queríamos saber do amanhã porque o hoje era tão bom.
Brincávamos a tarde toda, mesmo nos dias de mais calor quando a seguir ao almoço íamos ver o avô e depois comíamos "pipas" até a barriga encher.
Aprendi muita coisa nessa altura, era uma criança feliz, aliás eramos todos crianças felizes.
Hoje somos todos adultos. Até a mais nova já é adulta!
Meu Deus... como o tempo passa.
Amo-vos ontem, hoje e sempre.
sexta-feira, maio 30, 2014
Mentes Ocas.
Pudera eu dizer que em tempos pertenci a tal ócio, mas não creio em tal.
O meu eu é diferente do eu de ontem.
Hoje não me sacrifico em conversas fúteis e encontros inúteis furtando tempo aos meus raciocínios e aos meus sonhos.
Não furto tempo à minha vida em escárnio e mal dizer, os meus projetos e objetivos são bem mais interessantes que isso.
Procuro dar tempo a mim não tirando tempo a ninguém.
Ai, são tão ocas para mim essas convivências sociais...
quarta-feira, maio 28, 2014
Ontem acreditava nas pessoas.
Sonhava um dia poder mudar as mentalidades, ensinar o respeito e educar para o amor.
Julgava ser possível construir um mundo melhor, sem ódio, sem falsidade. Um mundo onde o respeito era o Rei, onde a Alegria era a Rainha e onde o Amor era o Reino.
Sonhava que um dia o dinheiro deixava de fazer sentido e a igualdade era suficiente.
Acreditava que as pessoas iam olhar umas pelas outras e a solidariedade era verdadeira.
Hoje não.
Os meus sonhos foram destruídos. Desisti de acreditar? Não! Vocês é que desistiram de Viver.
Ninguém quer mudar de mentalidade, ninguém impõe respeito nem respeita o outro e ninguém sabe amar.
O mundo melhor é uma ilusão... A inveja é rei, a falsidade é rainha e o ódio é o reino...
O dinheiro consome-vos e vocês aceitam isso como o pão nosso de cada dia. Nunca nada é suficiente.
Ninguém olha por ninguém.
Como posso eu continuar a acreditar nas pessoas?
Não entendo.
Não entendo o porquê de tanta intriga, tanta falsidade e tanto egoísmo.
Às vezes escolho ignorar, escolho não buzinar no trânsito, escolho sorrir para não gritar.
Outras vezes é-me completamente impossível aguentar!
Falta de bom senso, falta de amor, falta de regozijo que esta gente tem para a outra gente.
Por mais que tente, não entendo a humanidade imunda, inculta, invejosa e desrespeitadora que se encontra neste mundo.
Não entendo as mentes fechadas, não entendo o mal dizer, não entendo a falta de objetivos...
Não entendo...
Podes explicar?
sexta-feira, abril 18, 2014
Indefinivel.
Não explico nem consigo explicar e se explicasse talvez não teria significado algum.
Não forço nem dá para forçar e se forçasse de certeza que não era tão puro.
O Amor é assim mesmo não é verdade?
Impossível de explicar, difícil de entender e tão natural como respirar.
quinta-feira, março 27, 2014
Os tristes.
Florbela Espanca
quarta-feira, março 26, 2014
Quem és tu guerreira?
Planeias a tua vida de maneira estruturada e ideias organizadas só para poderes ter qualidade de vida.
Sonhas um dia vir a ser mãe para passares a tua experiência de vida na esperança do teu filho vir a ser um grande homem.
Sabes que o teu lugar é onde quiseres, bates de frente com invejosos e defendes-te com argumentos e palavras inteligentes.
Todos os dias acordas pela manhã na esperança que o dia seja melhor que o de ontem.
Tens ao teu lado um guerreiro que te ajuda a estruturar os teus paradigmas e que te alimenta de amor que recebes como o combustível da tua vida.
És tão menina e tão mulher. Tão doce e por vezes fria. Não te deixas abater por olhares e ignoras o inútil.
Choras e sorris, reclamas e elogias.
A tua força é sedução, o teu perfume um rasto de simpatia.
Na luta és uma alma inteira, mulher guerreira, uma coisa eu te digo:
Até pode demorar, mas a tua vitória é certeira!
sexta-feira, março 21, 2014
Máscaras.
São dignos de pena quem se envolve com estes seres quase espectrais, insatisfatórios e desinteressantes. Envolvem-se na esperança de procurar uma alma... mas o que eles não sabem é que continuarão dessa forma a procurá-la para sempre.
Ao usarem máscaras, o mais puro torna-se confuso e não é fácil distinguir o real do trivial, o banal do essencial.
Quantas vezes uma zanga é bem mais honesta que um sorriso disfarçado de mentira?
Quantas vezes uma palavra dura é mais sincera que um carinho fictício?
Hoje a aparência vale mais que a essência e assim se torna um baile de máscaras o mundo em que vivemos.
terça-feira, março 11, 2014
Amar sem limites.
É intenso, é profundo, é inexplicável.
És a minha pior distração, o meu "ponto forte", és as fraquezas e as lutas.
Não quero ter tempo para mais nada, se não para ti. Ou melhor, quero apenas tempo para me dedicar a ti.
Cuidar de mim para ti, tratar de ti, dar a vida por ti.
É obcessão? Não... porque obcessão é algo prejudicial, e o que tem isto tudo de prejudicial?
Amar tem de ser intenso. Tem de ser tudo, ou então não é nada.
Amar é saber que existe um sentido na tua vida, mesmo que mais ninguém perceba esse sentido.
Amar é ler pensamentos, é completar frases, é preencher ideias.
Amar é trocar um desejo ardente todos os dias, e mesmo assim, ter sempre vontade de mais.
Amar é a Amizade no seu extremo mais poderoso e saboroso.
Se não é assim... então, desculpa, mas não é amor.
quinta-feira, março 06, 2014
Ou tudo ou nada!
Quando era miúda ralhavam comigo por ser uma criança de extremos. Ou estava bem, ou estava mal. Ou gostava muito ou não gostava. Ou corria tudo bem, ou corria tudo mal.
Para as pessoas à minha volta isto era visto como uma coisa horrível, insuportável e difícil de conseguir lidar.
Hoje sou uma mulher de extremos. E orgulho-me disso! E passo a explicar o porquê (e ainda bem) de nunca ter mudado.
Ora bem, para mim o amor é tudo ou não é nada. Não há amor mais ou menos ou assim-assim. Ou há amizade ou não há amizade, não há amizades assim-assim.
Ou estou bem ou mal, não estou assim-assim.
Não sou uma pessoa assim-assim, ou sou ou não sou!
E não é tudo mais fácil e mais simples assim? Quem gosta de alguém gosta que a outra pessoa dê tudo ou prefere assim-assim?
Alguém quer uma vida assim-assim?
Alguém quer um amor assim-assim?
Para mim a vida ou é tudo ou não é nada!
Assim, vivo intensamente e nunca assim-assim...
sexta-feira, fevereiro 21, 2014
Às Vezes Tenho Idéias Felizes
Idéias subitamente felizes, em idéias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...
Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?..."
Álvaro de Campos, in "Poemas"
Eu disse sim!
disse sim, ao homem que se deita no meu colo e gosta do meu cafuné;
que me desperta dos medos, dos pesadelos e que me faz sentir protegida;
que não aceita todos os meus caprichos e sabe quando tem de ralhar comigo.
disse sim, porque ele beija-me na testa, no nariz e na orelha com ternura;
porque, mesmo sabendo que eu não gosto, sussura coisas parvas ao meu ouvido.
disse sim, ao homem que me olha nos olhos, que partilha comigo os seus sonhos e os seus projetos;
ao homem que vê os meus defeitos como qualidades e sem idealismos ou suposições;
ao homem que diz ser a minha alma gémea.
disse sim, porque ele deixa-me adormecer durante um filme que adoramos;
porque se emociona a meu lado em coisas simples da vida;
porque todos os dias diz que sou bonita e quando o diz vejo-o nos seus olhos.
disse sim, a este homem que se orgulha das minhas conquistas e luta a meu lado nos meus desafios;
a este homem que sabe cada suspiro que dou, cada gargalhada minha e cada lágrima que cai;
a este homem que se ri quando me atrapalho e quando me abraça quando não sei qualquer coisa.
disse sim, porque ele sabe que, mesmo não precisando da ajuda dele, eu gosto que me pergunte se preciso;
porque aprende algo só para me tentar impressionar e porque sabe sempre mais sobre o sentido da vida.
disse sim, ao homem que me apaixona todos os dias pela forma como fala e como vê o mundo;
ao homem que diz que o mundo dele mudou quando entrei na vida dele;
ao homem que me ama em detalhes, aceita a minha estranha maneira de ser, falar, vestir, comer e dormir;
ao homem que fica sempre independentemente das nossas brigas...
e mais que tudo isto... ou, juntando tudo isso...
Disse sim ao homem que me vê como a mulher, amiga e confidente dele.
quarta-feira, fevereiro 19, 2014
Sou um génio.
Fernando Pessoa
sexta-feira, janeiro 17, 2014
Amizades...
Ilusões criadas à volta de pessoas que julgamos um dia estarão lá para nós.
Mas... para mim sempre foram como chapéus de chuva em dias de grandes tempestades, quando precisei viram-se e acabo sempre por me enxarcar.
Aquelas pessoas que um dia julgámos ser "amigos" hoje revelam-se como conhecidos que apenas fizeram parte de fases das nossas vidas e nada mais.
A minha teoria é fria, porque assim me fizeram ser.
Não tenho amigos. Só dão chatices com os seus problemas.
E com os meus problemas eu aprendi, sozinha, a viver bem.
Tudo em mim gosta de tudo em ti.
As tuas imperfeições, as tuas perfeições, as tuas lutas e as tuas vitórias.
Tudo em mim gosta de tudo em ti.
És o pior de mim, e o melhor de mim, és a minha motivação e a minha pior distração.
Todos os sorrisos e todas as lágrimas, és o meu fim e o meu começo.
Contigo mesmo quando perco eu ganho.
Dá-me tudo de ti, eu dou-te tudo de mim.
Arriscamos tudo mesmo que o tudo seja complicado.
Mas a verdade é que Tudo em mim gosta de Tudo em ti.
(Inspirado na música do John Legend - All of me)