quarta-feira, dezembro 30, 2015

Ela.


Tu não sabes quem eu sou, mas eu sei quem tu és... e só preciso de um minuto da tua atenção.

Espero que saibas a sorte que tens. O quanto eu gostaria de estar na tua pele. Poder estar na mesma cama que ela todas as manhãs. Ajudá-la a acordar da má disposição matinal.

Espero que saibas que ela adora adormecer no sofá e que com um toque teu acorda para se ir deitar na cama. Ela adora adormecer encostada a ti mesmo que isso te provoque desconforto para ela não há melhor porto de abrigo que o teu calor.

Espero que saibas que ela gosta de dormir quente, e que acordar cedo a deixa mal disposta.
Que escolhe a roupa que vai vestir na noite anterior, só para poder ter mais cinco minutos de sono do amanhã. Que o despertador toca e ela levanta-se de imediato, leva os cães a rua, prepara-se para o dia que aí vem, arranja o teu almoço e o dela, e que mesmo assim, consegue chegar a horas.

Quero também dizer-te que ela adora histórias do teu trabalho. Que é capaz de ficar horas a ouvir-te falar e que fica mais apaixonada quando dizes os sonhos que tens mesmo que digas não saber se os irás realizar.

Tu nunca serás uma sorte para ela. Sorte é poderes tê-la na tua vida.
Sabes? Ela não é romântica por natureza, mas uma demonstração espontânea da tua parte vai fazê-la fraquejar. Porque ela é segura, lutadora, forte e doce ao mesmo tempo.

Ela sabe cozinhar, e vai esforçar-se para fazer o teu prato preferido. E se não estiver bom ela vai rir do fracasso, em vez de chorar.

E quando ela ri... quando ela ri eu tenho vontade de chorar. Não de tristeza, mas por cada gargalhada como uma nota musical que toca ao coração e me faz querer dançar.

Ela é tudo o que eu queria e nunca soube que tive.

Aprende que a ritmia que sentes com ela é normal!
E que a falta dela é um vazio igual à morte.

Espero que sejas tudo aquilo que eu nunca fui.
Espero que a trates bem.
Porque se lhe partires o coração vais perdê-la para sempre.

Pudesse eu ter lido o futuro...

Adaptado de: Rita Leston

segunda-feira, novembro 23, 2015

5 anos

Não foi amor à primeira, nem à segunda muito menos à terceira vista.
Não me apaixonei assim que te vi, aliás até mal te suportava.
O tempo foi passando e fomos vivendo (ou sobrevivendo?) até que um dia os nossos destinos decidiram cruzar-se novamente.
Não te achava perfeito, nem tão pouco a minha alma gémea.
Não consigo explicar o exato momento em que tudo isto mudou… mas sei com exatidão o dia em que começaste a fazer parte da minha vida.
Os teus sonhos, os meus sonhos. As tuas ideias, as minhas ideias. Os teus gostos, os meus gostos. Como era possível tudo bater tão certo?
E assim surgiu a paixão. O encanto. O deslumbre. A saudade. A ansiedade.
Faziam de nós malucos por achar que em tão pouco tempo achávamos que era para a vida.
Não nos importávamos. Fomos vivendo. Tudo batia certo quando estávamos juntos.
A vida fazia sentido. Eramos felizes. Não foi fácil no início. Mas há alguma coisa fantástica no mundo que seja fácil?

Um dia, fizeste tudo valer a pena. No sítio certo tiraste o anel de trás das costas. Eu só conseguia gritar. E tu ali de joelhos. E depois gritei SIM.
Estávamos noivos. Casámos. Construímos a nossa casa.

Hoje olho para trás e vejo quem nos fomos tornando.
Orgulho-me de ti, do homem que és e de como me consegues surpreender todos os dias. Quando disse SIM, foi um SIM à vida que hoje temos e SIM à vida que iremos ter ao lado um do outro por o tempo que assim o determinarmos.
Orgulho-me de mim, da mulher que todos os dias me fazes ser.

Vou continuar a dizer SIM, porque sempre que acordo sinto que sou mais feliz do que o dia anterior.
Hoje é um dia especial. Foi há 5 anos que nos voltámos a cruzar e nunca mais nos largámos.
Hoje posso dizer que és perfeito à tua maneira e eu sou perfeita à minha maneira, e sim és a minha alma gémea.

terça-feira, novembro 10, 2015

Estou cansado.

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.

Álvaro de Campos

terça-feira, setembro 15, 2015

Intragável

"Intragável é estar parado. Não mudar. Aguentar. Sobreviver. Permanecer. Mesmo que seja pouco, mesmo que seja insuficiente. Manter tudo como está apenas para não correr o risco de ficar pior. Intragável é não perdoar, não ilibar. E só criticar, só apontar, só atacar. E não criar, não refazer, não imaginar. Intragável é não acreditar. Intragável é o que não é maravilhoso, o que não é delicioso, o que não é fantástico, monumental, abençoado, miraculoso, espantoso. Intragável é acordar para o dia a recusar o dia, a não querer o dia, a não apetecer o dia, a não pensar nas mil e uma maneiras de o tornar inesquecível. Deixar estar."

Pedro Chagas Freitas

quinta-feira, julho 30, 2015

Ser mulher de um Polícia.

Quando casamos com um Polícia estamos a assumir um compromisso com a Polícia.
Enganados estão todos aqueles que acham que aquele juramento de por em risco a própria vida só é feito pelos agentes.
Não é.
Em cada operação, em cada turno, em cada momento de vestir a farda nós os dois estamos juntos, correndo o risco da desgraça e correndo o risco da solidão.

Não há fins de semana livres, não há Natal ou Ano Novo, não há aniversários que sejam garantidos que ele esteja ali ao meu lado.
Os Polícias não têm horários, não têm altura definida para descanso do compromisso que assumiram.

São seres humanos como todos nós, são de carne e osso mas parecem de ferro.
Eles têm emoções mas depois de tudo o que vêem e vivem nos turnos que fazem aprendem a escondê-las...
Eles também têm medos e receios mas aprendem a combatê-los.

O que mais me custa são os segredos que sei que ele muitas vezes me esconde com medo que eu tenha medo do dia de amanhã.
Dá-me um beijo, fecha a porta e sai de casa para mais um turno.
Quantas vezes me caem as lágrimas? Muitas.
Tenho medo... Medo que ele não regresse...
Ele corre para mais um turno sem saber se dele volta. Enfrenta perigos que muitas vezes nem se apercebe.

Os Polícias não sabem desistir, nem sequer conhecem a covardia. São eles que correm de onde todos nós fugimos e enfrentam quem mais nos mete medo. Fazem tudo isto até por alguém que nem conhecem, e até morrem por nós se for preciso.

Para ser mulher de um Polícia temos de ser fortes. Temos de saber ouvir tudo o que têm para nos contar quando chegam a casa depois de um turno que os destruiu por completo o corpo e a mente. Temos de ser tolerantes ao ponto de suportar o mau humor provocado pelas imensas noites acumuladas sem dormir.
Saber olhar para as notícias difamadoras e para os protestos onde vejo pedras, disparos e fogo sobre os Polícias. Tremer de medo com a possibilidade de ver o meu homem ferido ali no meio daqueles animais...
Olhar para ele e ver que sente profundamente a ingratidão por aqueles que ele dá a vida.

E quantas críticas, quantas reclamações, quantos inquéritos e desgaste contra os Polícias? Quanta desvalorização, quanto uso político do trabalho suado de quem está nas ruas arriscando a vida, tendo a coragem de expor a sua família e a sua ausência.

Às vezes pergunto-lhe:
– Achas que tudo isto vale a pena?
Às vezes diz o quanto ama a sua farda... outras vezes ele suspira baixa a cabeça, disfarça, muda de assunto e vai para o quarto despir a farda de mais um dia de herói.

sexta-feira, julho 24, 2015

O meu Amor é meu Amigo.

Não é uma frase do Facebook...

A Amizade é o mais importante num relacionamento!

Amor e desejo não é tudo o que sustenta um casal. Não faz sentido procurar um casamento, uma união com alguém sem antes estarmos dispostos a desenvolver uma amizade sem prazo de validade, que resista à idade e ao tempo.

A verdade é que o motivo para a Amizade se sobrepor a tudo o resto é que no final é tudo o que nos resta.

Ora pensem bem:

Amigo é aquele que nós realmente sentimos saudades, lamentamos a sua ausência e não nos sentimos bem quando estamos longe dele. Convivemos com ele, partilhamos segredos e faz tudo para que estejamos juntos e que de vez em quando também nos deixa frustrados.

As pessoas hoje em dia dizem que esposa/marido e amigos são incompatíveis. Ou seja, ou escolhemos um ou outro. Para mim, isto não faz sentido nenhum. Para mim são complementares.

O nosso amor tem de ser nosso amigo. É ele que diz coisas que nos faz suspirar de alegria e que nos diz coisas que nunca pensámos ouvir. Faz coisas que nos deixa rendidos de amor e faz coisas que nos custa acreditar que aconteceram. E o que chamamos a isso? AMIZADE!

O que seria de uma união entre duas pessoas se não escolherem ser amigas uma da outra?
É na amizade e no amor que se desenvolve mutuamente o respeito, o carinho e uma necessidade extrema de estar que não há horas-extra no trabalho que nos segurem... nem há distância que nos impeça de expressar esse carinho que temos um pelo outro.

Felizmente posso dizer que casei com um homem que é meu amigo.
Ele todos os dias me surpreende, mas claro, tem falhas, tal como eu. Somos amigos antes de qualquer coisa, talvez seja sorte mas eu acho que podemos escolher ser amigos um do outro. E isso fez e faz a diferença na nossa relação.

Pode parecer, mais uma vez, uma daquelas frases soltas do Facebook, mas, não devemos procurar alguém somente porque admiramos a sua beleza, que viva cheio de surpresas e que todos os dias ao lado dessa pessoa são fantásticos... Nós amamos para fazer o outro feliz e a nós mesmos. Tenho pena que isso se esteja a perder na sociedade de hoje em dia.

Ter um compromisso com um Amor que é nosso Amigo é muito melhor que conviver com a obrigação de ficar com alguém.
Nada melhor que ter um amigo para decidir o que compramos para a nossa casa, se lavamos a loiça hoje ou deixamos para amanhã para podermos ver aquela série que tanto gostamos. Nada melhor que ter um amigo que nos aponta os defeitos e nos ajuda a melhorar a nossa personalidade. Nada melhor que nos atirarmos para o sofá depois de um dia cansativo e ficarmos ali horas a olhar para a TV e a tocar pé com pé enquanto gozamos com os programas que dão àquelas horas tardias.

A minha teoria é: os grandes e melhores amores são feitos por pessoas que, antes de tudo, são grandes amigos.

E o tempo passa, e nós envelhecemos... quando o espelho denunciar o que nos tornámos, sobrará risos de duas pessoas que aprenderam a rir de si mesmo.
Nesse dia, a amizade será tudo. E não precisaremos de mais nada para viver.

(adaptado com alterações de http://obviousmag.org/murilloleal/2015/04/casei-com-uma-amiga.html)

segunda-feira, julho 20, 2015

Nós.

Eu ponho a roupa a lavar. Ele estende a roupa.
Eu passo a ferro. Ele aspira o chão.
Eu cozinho. Ele põe a mesa.
Eu faço o meu treino de pernas. Ele faz o seu treino de peito.
Eu compro os candeeiros que gosto. Ele instala-os em cima do escadote.
Eu faço a lista de compras. Ele carrega os sacos enquanto faz "biceps".
Eu leio as instruções. Ele monta o móvel do IKEA.

Eu ponho-lhe o creme nas costas. Ele faz-me os cereais para comer antes de dormir.
Eu guio o meu carro e ele vai ao lado. Ele guia o carro dele e eu vou ao lado dele.
Eu tomo banho em 10min. Ele toma banho em 15min.
Eu adormeço no sofá. Ele goza com os meus picos de sonambulismo.

Eu tenho frio. Ele tapa-me com o seu próprio corpo.
Eu fico com a melhor parte do sofá. Ele fica com o comando na tv.
Eu gosto de ver programas de cozinha. Ele gosta de ver programas de tecnologia.
Eu choro quando estou naqueles dias. Ele ri-se quando eu estou naqueles dias.
Eu tenho um trabalho monótono. Ele tem um trabalho extasiante.
Eu sei quando ele precisa de mais atenção. Ele sabe quando eu preciso de um abraço e de um beijo.
Eu adoro vê-lo fazer a barba de boxers. Ele adora ver-me cozinhar de tanga.

Eu começo uma piada e Ele acaba-a.
Eu sei quando ele mente. Ele sabe quando estou chateada.

Somos diferentes à nossa maneira. Somos uma equipa e cada um joga na sua posição. Completamo-nos e somos felizes assim. Um sem o outro não valemos nada... ou até podemos valer mas nunca com a mesma felicidade que encontramos todos os dias um ao lado do outro.

segunda-feira, julho 06, 2015

Sem pontos finais

Porque não devemos chorar só quando estamos tristes, nem sorrir só quando estamos contentes
Não devemos festejar só na data, nem felicitar só no dia
Não devemos poupar palavras quando queremos conversar sobre o mundo, não devemos poupar no amor quando queremos viver juntos
Devemos sim exprimir tudo o que sentimos todos os dias da nossa vida, reprimir sentimentos é para quem não sabe dar significado ao hoje
Não se esqueçam, amanhã pode ser tarde demais...

quarta-feira, junho 17, 2015

Noites frias sem ti.

É duro sabes... duro querer-te falar e não poder, quer-te abraçar e não te ter.
Deito-me no sofá para não sentir a tua ausência na cama, fico ali a olhar para o ecrã a contar as horas que faltam para entrares pela porta de casa e vires dar-me um beijo e um abraço.
Deito-me ali com uma tristeza distante, falta-me sempre algo enquanto tu não vens, preciso dos teus braços abertos para ter coragem de abrir os  meus.

E tu chegas, o teu beijo quente aquece-me e o teu corpo aperta o meu arrepiando-me de felicidade.
Anseio pelo dia que não sinta a tua ausência. Mas, se não sentir a tua ausência darei valor suficiente à tua presença?

sexta-feira, junho 05, 2015

E viveram felizes para sempre...



É lamechas o que vou dizer, é até um pouco surpreendente para quem não me conhece e há quem ache que isto nem faz sentido...

E quando chega aquele dia que tinhas planeado na tua cabeça há tanto tempo?

Quando eras criança fazias os jogos de “Com quantos anos queres casar?”, brincavas às Barbies e todas elas acabavam por casar com o homem dos sonhos delas, vias os desenhos animados da Disney e as princesas encontravam o seu príncipe e casavam e eram felizes para sempre… foste começando a imaginar como seria contigo… 
Como irias tu entrar na passadeira vermelha em direção ao homem que amarias? 
Como seria olhar nos olhos do teu pai perante tão sincera decisão tua?

Aos poucos foste crescendo, o significado do casamento foi desvanecendo e chegaste mesmo a pensar que provavelmente aquele momento de princesa com que tanto brincaste e pensaste, nunca se iria realizar e que até tentavas convencer-te não te importar com tal…

No entanto, há um dia em que ele, o homem por quem esperaste, ajoelha-se perante ti e diz:
“A. Queres casar comigo?” E tudo faz sentido.

Entras na passadeira vermelha ao lado do teu pai cheio de orgulho da sua pequena filha, olhas à volta e vês toda a gente feliz por te ver, vais em direção ao teu príncipe e as lágrimas caem… 
Caem porque foi exatamente aquilo que sonhaste um dia em criança na tua mais profunda inocência... 

E ele estava ali. Sim era aquele homem que eu pensei nunca encontrar, mas ele estava ali e eu casei com ele!

terça-feira, maio 12, 2015

sexta-feira, maio 08, 2015

Os meus 25 anos.

É verdade hoje já faço 26.
No entanto, não posso deixar passar os 25 sem antes recapitular os marcos deste último ano.
Foi com 25 anos que eu:
- Fui noiva;
- Comecei a planear o meu casamento;
- Comprei um terreno para construir casa;
- Comecei a construir casa;
- Ultrapassei o meu medo de parques aquáticos;
- Fui a Frankfurt;
- Acabei de construir casa;
- Mudei-me para viver com o homem da minha vida;
- Fui tia de um menino;
- Casei e foi um dia muito muito feliz;
- Consegui andar 8h de avião seguidas;
- Fui a Punta Cana - Republica Dominicana...

Tudo isto assim dito, até parece que foi fácil, mas cada marco teve a sua intensa e profunda história!
Obrigada a todos que fizeram parte deste ano maravilhoso que passou.

Mas claro, Obrigada a ti meu Amor por me teres aturado neste ano que foi, sem dúvida, até hoje um dos mais stressantes e felizes das nossas vidas!!

terça-feira, março 24, 2015

Provavelmente.

Provavelmente ele não sabe que eu só imagino a minha vida ao lado dele,
Provavelmente ele não sabe que é nele que eu penso quando deito a cabeça na almofada,
Provavelmente ele não sabe que é nele que eu penso quando acordo de manhã,
Provavelmente ele não sabe que é ele que eu quero para pai dos meus filhos,
Provavelmente ele não sabe o quanto me faz falta nas noites que sai para trabalhar,
Provavelmente ele não sabe o quanto sinto saudades do cheiro dele quando não o tenho a meu lado,
Provavelmente ele não sabe que quando discutimos o meu coração fica mais pequenino,
Provavelmente ele não sabe que faço tudo para o ver feliz,
Provavelmente ele não sabe que quando cozinho é a pensar no que ele irá gostar mais,
Provavelmente ele não sabe que quando passo a nossa roupa penso que o mais importante é a dele ficar bem,
Provavelmente ele não sabe que cada canto da nossa casa faz-me lembrar uma piada dele,
Provavelmente ele não sabe que cada segundo longe dele só me faz mais rude,
Provavelmente ele não sabe que hoje não dormi porque não o fiz feliz,
Provavelmente ele não sabe que sempre que ele sai para trabalhar eu morro de medo de não o voltar a ver...

Provavelmente ele não sabe nada disto porque eu não lhe tenho provado tudo isto quando devia, porque provavelmente tenho sido egoísta, mimada e arrogante com a pessoa que mais amo nesta vida.

quarta-feira, março 18, 2015

Carta ao meu Futuro Marido.

Há uns anos quando nos conhecemos eramos dois miudos.
Cheios de mágoas, rancor de um passado mal resolvido.
Encontrámo-nos os dois num beco que pensávamos não ter saída, mas a saída estava bem à frente um do outro.
Entre conversas, gargalhadas, noites tardias, partilhas de experiências e de sonhos que gostariamos de realizar e de um futuro que gostariamos de ter, foi crescendo um sentimento.
O início foi turbulento, as mágoas passadas insistiam em ficar, mas no fundo começava a nascer uma amizade forte revestindo-se por completo de amor.
Naquela noite um "Amo-te" surgiu no meio de um beijo. Fiquei totalmente frágil à tua frente, entreguei-me mesmo com medo e com receio do que poderia ser este grande sentimento.
No entanto, sempre acreditei e tu também começaste a acreditar.
Com pouco tempo de namoro já faziamos planos, falávamos do nosso futuro juntos e estávamos cada vez mais felizes.
Assim, por meio de algumas desavenças o nosso relacionamento passou a ser forte demais para conseguirmos estar um sem o outro.

Hoje, olhando para trás, vejo o quanto crescemos, o quanto aprendemos e o quanto nos fomos conhecendo... Hoje és o meu homem, o meu amigo, o meu amor.
Adoro o teu colo, o teu abraço quente e o teu beijo ternurento. Adoro como me olhas e como te mostras vulnerável nos meus braços.
Agora só falta celebrar esta nossa união, algo tão natural como sempre foi desde o início.
Tudo nos corre consoante aquilo que queremos e idealizamos, somos pessoas ambiciosas e que até hoje temos realizado os nossos sonhos que falávamos desde o dia em que nos conhecemos.
Sinto que, ao olhar para trás, aquele beco em que nos encontrámos foi simplesmente o local onde demos as mãos para nunca mais as largar e seguir o resto das nossas vidas lado a lado ao som da nossa amizade e de este nosso tão verdadeiro amor.

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Injusta impotência sentida na sociedade doente.

A injustiça dos dias de hoje paralisa-nos, deixa-nos incrédulos e impotentes.
Não somos nada, o tempo é nada e tudo acaba em nada.
No entanto, o importante é saber tornar as nossas angústias utéis à geração que nos virá substituir.
Não podemos redimir-nos e submeter-nos às atrocidades da sociedade doente que temos.
Sim, o mundo está doente, sim parece não haver esperança.
Mas não! Não devemos desistir de procurar sempre melhorar...
Não podemos esquecer que amanhã seremos a pedra com a qual "os nossos filhos" farão um pilar da sua casa futura.

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

A mulher que não sou!

"Não sei a mulher que sou, mas sei a mulher que não sou. Não sou a mulher que se esconde nos tachos, a mulher que se cala nas horas, que se entrega ao embuste da segurança, à fraude suportável de ver passar o tempo. Não. Não sou. Não sou a mulher do fado e das lágrimas, a mulher do enfado e das rotinas, dos sonhos que se arrastam pelas esquinas. Não. Não sou. Não sou mulher de sorrisos quando existe a gargalhada, de aldeias quando existe o mundo. Não sou nem um milímetro menos do que aquilo que posso ser, e se um dia cair, foi porque tentei saltar e não porque preferi aceitar."

Pedro Chagas Freitas
in Prometo Falhar