segunda-feira, novembro 16, 2020

O tempo que voa sem darmos conta.

Falta menos de um mês para o teu 3o aniversário.

Como cheguei até aqui e nem dei conta? Como chegámos até aqui sem perceber?

Hoje és mais autónomo, falas bem e sabes muita coisa. Sabes muito mais do que devias saber com a tua idade, dizem os "especialistas". És um miúdo inteligente, mas continuas a ser aquele bebé chorão que me consumiu nos primeiros 24 meses da tua vida. És um pouco dependente de carinho e de atenção. Mas és educado e és meigo. Percebes bem o que te dizemos e já tomas também as tuas decisões e também tentas "negociar" connosco.

Eu nestes quase 3 anos tive uma mudança que ainda hoje não consigo entender bem. Acho que me perdi um pouco do que anseio para o meu futuro. Não consigo ver clareza no que quero fazer a nível profissional, estou cheia de dúvidas.

O teu pai ali anda. Agora decidiu ir estudar! Sempre focado em melhorar, sempre empenhado num futuro melhor para ele e para nós.

Hoje os 3 somos mais fortes que há 3 anos sem dúvida. E mais felizes também por sermos unidos.

sexta-feira, maio 08, 2020

31.

Hoje faço 31 anos.
31 lições que aprendi nestes anos que passaram:

1º) ninguém dura para sempre: perdi pessoas muito importantes que hoje deixam saudade.
2º) nada é tão difícil como parece: construí uma casa;
3º) o tempo passa muito rápido, mais rápido do que nós imaginamos;
4º) não é fácil encontrar o amor da tua vida mas quando o encontras certamente te irás casar com ele;
5º) estar grávida é maravilhoso e difícil ao mesmo tempo;
6º) uma das melhores coisas do mundo é ter um filho;
7º) outras das melhores coisas do mundo é ter um cão;
8º) as mudanças custam muito mas fazem muito bem;
9º) os meus pais são maravilhosos e sempre que erraram percebo agora que foi a tentar acertar;
10º) ter uma irmã é uma dádiva;
11º) uma “grande” amizade pode acabar;
12º) uma pequena amizade pode se tornar grande;
13º) ser tia é como ser mãe mas sem as noites mal dormidas;
14º) é possível ficar um ano e meio sem dormir mais de 2h seguidas, ou mais de 4h por dia;
15º) dar de mamar é uma experiência única;
16º) eu tenho um feitio complicado, até para mim mesma;
17º) as pessoas que gostam de mim estão sempre por perto e nunca se afastam;
18º) o dinheiro não é tudo, mas é muito importante;
19º) a liberdade não é algo garantido;
20º) humildade não se aprende, ou és ou nunca serás;
21º) às vezes a vida pede um pouco de arrogância, um pouco;
22º) viver noutro país é das melhores experiências de vida que se pode ter;
23º) a distância cria saudade mas também cria laços;
24º) a tristeza é passageira;
25º) a alegria também;
26º) adoro comer;
27º) adoro fazer musculação e exercícios de cardio;
28º) as pessoas conseguem ser surpreendentes, amáveis e odiosas;
29º) para se ter sucesso é necessário lutar e também ter talento;
30º) não dá só para depender da sorte;
31º) ainda não sei nada e preciso aprender muita coisa...


quarta-feira, setembro 26, 2018

E eis que o tempo não pára.

E para a semana já faz 10 meses que renasci.
Faz 10 meses que te tiraram de mim e te pousaram sobre o meu peito.
E que 10 meses meu Deus.
Passo dias de felicidade à loucura.
És um bebé que absorve toda a minha energia, ainda não consigo ter uma vida "normal", ainda precisas muito de mim, choras muito.
Também sorris muito, já te pões de pé, já vens em direção a mim quando chego a casa, já sabes distinguir os brinquedos que mais gostas dos que menos gostas, comes bem mas não és um comilão, adoras mamar nem que seja só para relaxar ou adormecer.
Dás noites péssimas, dormes mal. E isso consome-me. Tenho dias de muito cansaço e ansiedade e nesses dias às vezes perco a cabeça e grito... Não queria ser assim. Mas torna-se tão difícil noites e noites sem dormir e dias em que só sabes chorar. Primeiro dizem que é das cólicas, depois dizem que é dos dentes... e os meses vão passando e continuas com um feitio particular.
Desculpa filho por às vezes ser uma péssima mãe, mas EU AMO-TE do fundo do meu coração e acredita que todos os dias tento ser melhor.

sábado, março 10, 2018

Nos meus braços.

E aqui te tenho nos meus braços.
Todos os dias venho para o quarto para te adormecer à hora que já sei ser a tua hora. Todos os dias adormeces de forma diferente, hoje pediste a mama. E assim foi. Adormeceste a mamar e agora encostas o teu nariz no meu peito com a tua mão perto do meu pescoço.
Os meus dias têm sido todos teus, precisas do meu colo para dormir... bem perto de onde tiveste 9 meses. Precisas do meu cheiro, do meu calor do meu aconchego. Os meus braços nem doem com os teus 7kg, tenho sempre mais força para te agarrar para te dar o colo que precisas.
Agora já dormes mas abres os olhinhos para garantir que estou aqui. A tua respiração fica mais serena e o teu corpo mole junto do meu.
Os dias passam e vais crescendo. Já sorris e "falas" conosco.
O amor cá em casa é maior que o cansaço, o amor cá em casa é maior que alguma vez foi.

segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Eu, agora mãe, me confesso.

O relógio marca 4h03 da manhã.
Estou exausta. Esta é a realidade.
Tenho-te nos meus braços acabado de mamar mas com uma necessidade intensa de continuares a alimentar-te de mim, do meu colo, do meu calor do meu cheiro.
E eu aqui tão frágil destes dias tão intensos e sem regras.
Tenho saudades de mim, de quando tinha tempo para mim. Tenho saudades do teu pai, de quando tinha tempo para ele.
Ser mãe é muito mais que aquilo tudo que te dizem que é... é horrível, é exaustivo, é sentires que se calhar és incapaz de criar alguém e é também solitário.
Ninguém sabe realmente o que sentes quando passas horas sem dormir ou quando passas horas a embalar outro ser que chora horas a fio sem explicação. Começas a perder a noção das coisas e começas a cair num buraco profundo...
Mas eis que chega a parte contraditória disto tudo... o amor.
O Amor está nisto tudo. Sim, o Amor está presente na força que arranjas para acordar de hora em hora, no carinho com que embalas o teu filho e nos sorrisos que ele te dá quando te vê...
E assim vais percebendo que afinal viver é isto. É o cheiro dele, é o olhar dele e o calor dele. E agarras-te a tudo isso acreditando que melhores dias virão porque afinal de contas o amor vence tudo.

quinta-feira, outubro 05, 2017

Um dia meu filho.

Um dia meu filho vou olhar para estas milhares de fotos da minha gravidez e vou sentir nostalgia.
Vou contar-te cada pormenor do que vivemos os dois nestes 9 meses unidos por um cordão.
Um dia meu filho vou olhar para trás e pensar que o tempo voa, que o tempo me foge das mãos. Vou olhar para ti e sentir orgulho no homem que te tornaste.
Um dia meu filho quando te embalar nos meus braços vou sentir o mundo cair-me aos pés, vou sentir que o meu coração forte será um coração de mãe frágil e rendido a ti.
Um dia meu filho vou contar-te sobre a história de amor de mim e do teu pai, do nosso percurso e das nossas vitórias.
Um dia meu filho vou ralhar contigo e ensinar-te regras. Vou querer que percebas que a vida exige muito de nós, mas que apesar disso estou aqui para te orientar no caminho mais certo, eu e o teu pai.

Um dia meu filho vou ouvir-te pela primeira vez, sentir o teu cheiro e ver a tua carinha...

...e falta tão pouco e passa tão rápido.


Uma parte de mim que não conheces.

Meu amor, há uma parte de mim que tu não conheces. Há uma parte de mim que tu não vês, que tu não sabes como é.
Desde que começámos esta caminhada pela vida de mão dada que me sinto livre. Irónico não é? Muitos solteiros não percebem o que quero dizer com isto de estar casada e sentir-me livre. A essência aqui da liberdade é o poder ser eu, sem medos, sem segredos. Vivo a minha vida dentro da tranquilidade do amor que encontrei a teu lado. Este amor que é uma grande amizade ensinou-me a viver a vida de forma descontraída, mais do que antes de te ter comigo. A tranquilidade da nossa relação dá-me liberdade no coração. Sinto-me livre de preocupações banais porque sei que és o meu porto de abrigo.
No entanto, há uma parte de mim que não conheces e não vês. Essa parte aparece nas longas noites que passo sem ti. Também passo dias e tardes sem ti, mas aí acho que tudo se mantém igual em mim… mas nas noites não. Esticar o braço na cama e não te sentir ali, ter um pesadelo e não ouvir a tua voz a tranquilizar-me, a ansia para ouvir o som do portão a fechar e a porta de casa a abrir dá cabo do meu equilíbrio mental. Sei que passarão dias, semanas, meses e anos e será sempre assim. Agora que esperamos o nosso filho as noites tornam-se mais longas e sei que quando ele crescer vai esperar por ti também… todas as noites. Tal como eu esperava pelo meu pai.
Esta parte de mim, que não conheces e não vês, é a parte mais frágil do meu coração que se revigora assim que o teu beijo me conforta depois de mais uma noite longa passada lá fora.
Eu sei que também há uma parte de ti que eu não conheço. Aquela em que nessas noites deixas a nossa casa para cumprir o teu dever, para te dedicares à profissão que escolheste com o coração. Sei que nessas noites vês coisas que nem sei, sentes coisas que nem calculo…

Mas sabes? Ambas partes que desconhecemos um do outro fazem de nós, da nossa relação, aquilo que ela é, somos dois amantes amigos! Criamos esta liberdade de irmos de mão dada estrada fora sabendo que cada um estará lá sempre para o beijo de regresso, para o beijo de “boa noite”.