sábado, setembro 28, 2013

A liberdade é a possibilidade de isolamento

"A liberdade é a possibilidade do isolamento. És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade de dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento.
Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Podes ter todas as grandezas do espírito, todas da alma: és um escravo nobre, ou um servo inteligente: não és livre. E não está contigo a tragédia, porque a tragédia de nasceres assim não é contigo, mas do Destino para si somente. Ai de ti, porém, se a opressão da vida, ela própria, te força a seres escravo. Ai de ti se, tendo nascido liberto, capaz de te bastares e de te separares, a penúria te força a conviveres. Essa, sim, é a tua tragédia, e a que trazes contigo."

s.d.
Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol.II. Fernando Pessoa. (Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. Prefácio e Organização de Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1982.  - 456

sexta-feira, setembro 27, 2013

Sentir falta de algo ou alguém não significa que estamos longe mas sim que já estivemos perto.

Só precisamos da luz quando escurece
Só sentimos falta do sol, quando começa a nevar
Só sabemos que amamos, quando partimos
Só sabemos quando estamos bem, quando nos sentimos em baixo
Só odeamos a estrada, quando sentimos saudades de casa...

(excerto adaptado da música Let her go - Passenger)



quinta-feira, setembro 26, 2013

Saudade.

Hoje lembrei-me de ti.

Lembrei-me do cheiro a lenha queimada no inverno, do misto de frio e quente que a tua casa tinha.
Lembrei-me do quanto era bom ir a tua casa só para te dar um beijinho.
Lembrei-me dos teus olhos azuis. Olhos que mostravam sofrimento de uma vida passada a trabalhar e de ter perdido um grande amor e um filho; mas que também mostravam felicidade de sentir que nós iamos ter contigo sempre que podíamos e felicidade da família que construíste.
Lembrei-me de como gostavas de doces e dizias sempre que eram uma "javardice" com um grande sorriso de satisfação na cara enquanto os comias.
Lembrei-me de quando punha a mesa do almoço e tu cuidadosamente punhas uma braseira debaixo da mesa para nos aquecermos nos invernos frios do teu Alentejo.
Lembrei-me de quando estavas sentado no banco do jardim à nossa espera.
Lembrei-me de como eram boas as tuas migas.

Lembrei-me de ti avô.
E escorreram-me as lágrimas pelo rosto abaixo...

quarta-feira, setembro 25, 2013

Experiência de Vida

Há uns anos atrás eu não percebia o significado de "experiência de vida". Encarava tal expressão com gozo e achava até um pouco "à velho" usá-la...

No entanto, pelo que me tenho vindo a aperceber, afinal isso faz todo o sentido.
Ter "experiência de vida" não é nada mais que:
- Saberes exatamente como proceder em determinadas situações que te parecem inesperadas;
- Conseguires dar conselhos sobre um assunto que parece tão difícil de resolver;
- Controlar os nervos em situações de grande pressão;
- Arranjares maneira de não te "pisarem" ou "passarem por cima";
- Teres respostas na ponta da língua quando te tentam dar a volta;
- Confiares nas tuas atitudes mesmo que pareçam, naquela altura, ridículas;
- Superares falhas, erros ou fracassos de uma forma adulta e cresceres com isso...

Tudo isto porque anteriormente já passaste por situações idênticas e que na altura não foste a melhor pessoa a saber lidar com isso. Mas agora aquilo que na altura não fizeste como deveria ter sido feito dá-te força e outra forma de encarar novas etapas/situações...

Pronto, acho que já posso dizer que tenho alguma "experiência de vida". :D

quinta-feira, setembro 19, 2013

Melancolia.

Às vezes dou por mim num estado de melancolia sem aparente causa.
No entanto, lentamente e num mero dia comum venho a perceber o motivo para tal sentimento.

Hoje, no final da tarde, vinda do trabalho, olho pela janela do meu carro para as paragens de autocarro.
Estas encontravam-se repletas de miúdos que regressavam a casa depois de mais um dia de escola; numa conta simples apercebi-me que teriam menos 10 anos que eu.
Choque!!
De repente viajo nos anos e dou conta que há 10 anos estaria eu ali, naquela paragem à espera do autocarro... Ali, onde me encontrei outrora, o tempo não passava rápido como queria...
Passei por coisas que nunca pensei que teria de passar, mas, felizmente, também cheguei onde pensei um dia conseguir chegar.

Esta melancolia não passa de uma nostalgia aliada a recordações que me provocam um nó na garganta.

É estranho e constrangedor pensar que o Eu que em tempos esperou ali pelo autocarro não é o mesmo Eu que hoje aqui olha pela janela deste carro...

segunda-feira, setembro 09, 2013

Esforço.

As Grandes coisas conquistadas pelos Homens foram consequência de grandes esforços.

Tudo de mal que temos na vida é derivado de pouco ou nenhum esforço para tornar isso em algo melhor.

Se estamos deprimidos, é porque não nos esforçamos para ficar alegres e ver as coisas da melhor forma possível;
Se estamos sozinhos, é porque nunca nos esforçámos para ter a companhia de alguém;
Se estamos gordos, é porque não nos esforçamos para fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável;
Se não temos sucesso na vida profissional, é porque não nos esforçamos para atingir novos e mais altos objetivos;
Se não nos sentimos sexys e atraentes, é porque não nos esforçamos para tratar de nós, da nossa aparência...

Poderia fazer uma lista interminável para percebermos onde está o erro, mas acho que já todos percebemos.

O Sucesso só vem depois do Esforço no dicionário...

O que estamos à espera de mudar a nossa vida quando apenas precisamos de um pequeno esforço?

domingo, setembro 01, 2013

Inveja.

Entristece-me o rancor que sinto da inveja à minha volta. Orgulhosa me sinto se crio algum prejuízo nos demais, mas também sou generosa por sentir compaixão dos que invejam.
No entanto, depressa me alegro. Ora, se me invejam, isso quer dizer que tenho valor, dos méritos, das conquistas; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo.
Assim, a inveja, não é mais que a sombra do génio e da glória, e os invejosos, de forma odiosa, passam a ser admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias do meu sucesso.
Se custa perdoar-lhes? Não, pois existe o grande prazer de poder ignorá-los, desprezá-los. Até chego mesmo a agradecer-lhes, este veneno da inveja provoca em mim inspiração e confere novo vigor para novas obras e conquistas.
A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar é nada mais que ir mais longe, escalar mais alto. E talvez eu não subisse tanto se não tivesse o impulso de quem tanto me quer ver cair por terra.
Não faço mais que servir-me da prórpia difamação para retocar melhor o meu retrato e suprimir as sombras que me afectam a luz.

Assim, meus caros, o invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da minha perfeição.