quinta-feira, maio 09, 2013

Estrada da vida



Chegamos ao mundo sem nada. Despidos de defeitos, de rancor e de tristezas. Não trazemos nada, apenas um choro excessivo para começar uma vida por nós mesmos.
Começamos por ser ensinados pelos outros à nossa volta. Ensinam-nos a falar, a pensar, a ouvir e a andar. Ensinam-nos a olhar, a comer e a amar.
Aos poucos crescemos, tomamos uma posição. Adquirimos uma personalidade e debatemo-nos todos os dias com ela.
Conhecemos as primeiras pessoas, escrevemos as primeiras palavras e damos as primeiras gargalhadas.
Entramos num mundo onde custa verdadeiramente a crescer. Enfrentamos as primeiras brigas, as primeiras discussões e somos humilhados algumas vezes. A decepção leva-nos a pensar pela primeira vez na desistência.
Surgem os primeiros obstáculos. Queremos ser nós mas a sociedade faz-nos ser diferentes.
Entramos em loucuras, perdemos o sentido das coisas e divertimo-nos como se não houvesse amanhã.

Mas um dia, percebemos que estamos a crescer.

São tomadas as primeiras decisões importantes, temos os primeiros grandes falhanços e mesmo assim continuamos nesta estrada.
Vimos as primeiras pessoas a desaparecer na nossa vida. Umas porque assim o destino o traçou, outras porque assim nós traçámos o destino.
Choramos, sorrimos e ficamos apáticos.
A vida começa a tomar algum rumo, ou simplesmente rumo nenhum.
Nós escolhemos!

Eu escolhi tomar um rumo.
Resolvi estudar a vida, enfrentar cada problema do dia-a-dia, sorrir, lutar como se estivesse sempre a subir uma montanha com vontade de alcançar o cume.
Tive momentos difíceis, tive momentos de ansiedade e desilusão. Tive vontade de baixar os braços e desistir. Mas isso era o que a sociedade queria de mim. Eu não sou assim.
Continuo a percorrer esta estrada.
Hoje sinto que cresci, não tudo (claro!) mas sinto-me responsável pelos meus actos e decisões.
Sou a pessoa que sou porque assim me ensinaram a ser e porque também assim o resolvi ser. Gosto daquilo que vejo e gosto daquilo que faço.
Tenho sorrisos todos os dias, tenho amor que chegue para me fazer acordar e lutar por mais um dia.

Percorro este caminho sempre com mais vontade de alcançar o topo da montanha, sabendo que o topo não é o mais importante mas sim todo o caminho até lá chegar.

Um comentário:

  1. Indpirador :)
    Queria aproveitar para dizer também que gosto muito da frase que se segue ao título do blogue!

    ResponderExcluir